Topo

Histórico

Categorias

Especial 50 anos de Beatlemania – conheça as músicas do episódio final

UOL Música

22/03/2013 12h15

Está no ar o último episódio do "Especial Beatles – 50 Anos de Beatlemania". Nesta quarta parte, nossos convidados falam sobre o legado da banda de Liverpool em suas vidas e, principalmente, na cultura pop.

E como nos outros episódios, os Zoombeatles marcam presença, desta vez interpretando as quatro últimas canções do álbum "Please Please Me":

"Do You Want To Know a Secret?" (Lennon, McCartney)

Composta principalmente por John Lennon, a canção foi inspirada em "I'm Wishing", da trilha sonora do desenho animado da Disney, "Branca de Neve", cantada para ele na infância pela mãe.

Os versos principais de ambas as músicas são praticamente idênticos, perguntando "quer saber um segredo? Promete não contar?".

Incluída no álbum sem grandes pretensões, "Do You Want to Know a Secret" é, junto com "Chains", uma das duas faixas de "Please Please Me" com George Harrison na voz principal. Segundo Lennon, o guitarrista "não era o melhor cantor do mundo e a música so tem três notas. Mas ele melhorou muito desde então".

A canção nunca foi lançada como single pelos Beatles no Reino Unido, mas foi um sucesso na voz de Billy J. Kramer, cantor de Liverpool que também era empresariado por Brian Epstein e costumava ganhar "de presente" composições de Lennon e McCartney.

"A Taste Of Honey" (Bobby Scott, Ric Marlow)

Uma das inúmeras contribuições de Paul McCartney para a identidade musical dos Beatles foi influência de trilhas de musicais e standards do pop tradicional.

Constrastando com o gosto quase que exclusivo de John e George pelo rock and roll, canções como "A Taste Of Honey", tema do filme homônimo, davam ao público dos Beatles pré-fama tempo para respirar, além de agradar os elementos mais conservadores da platéia.

Mesmo destoando dos rocks, canções como esta são em parte responsáveis pela evolução posterior dos Beatles. O domínio de baladas e pop standards junto ao rock foi crucial na criação de um estilo próprio e evidente na revolução sonora de álbuns posteriores como "Sgt Peppers" (1967).

"There's a Place" (Lennon, McCartney)

Com sua sonoridade bastante moderna para a época, é uma das canções de destaque em "Please Please Me". A fórmula da melodia marcante enriquecida por harmonias vocais sustentadas pela batida incansável se tornaria sinônimo do gênero associado Beatles, batizado no Brasil como "iê iê iê", ou no mundo anglo-saxão, "beat music".

É também outro exemplo da notável influência do pop negro norte-americano da época, que se tornava cada vez mais sofisticado. "Foi a minha tentativa de fazer uma coisa negra no estilo Motown", disse John Lennon em 1980.

A eletricidade de "There's a Place" também tem como função preparar o terreno para o final apoteótico do álbum de estréia dos Beatles.

"Twist & Shout" (Medley, Russel)

Não poderia haver encerramento mais apropriado para o álbum que iniciou a beatlemania. Com uma perfórmance incendiária, o que poderia ser apenas um cover de rhythm and blues entre tantos outros se tornaria um dos maiores clássicos dos Beatles.

Baseada na versão dos Isley Brothers de 1961, a versão "Twist & Shout" já era um dos pontos altos dos shows da banda. Mas as circunstâncias da gravação deixaram a faixa ainda mais feroz.

Resfriado, John Lennon fez o que pode para preservar a garganta durante as quase dez horas de gravação. Deixou para o final a canção que exigia mais de suas cordas vocais, quase destruidas pela penúltima música da sessão, "Baby, it's You".

Sob o risco de ficar sem vocalista na última hora, a banda teria que acertar "Twist & Shout" na primeira tentativa. John então apostou no tudo ou nada e cantou da maneira mais selvagem que podia, trocando a melodia pela força bruta.

O primeiro álbum da maior banda de todos os tempos estava são e salvo. Era o fim do doloroso trabalho de parto de uma nova era da música pop.

Clique aqui e ouça o disco "Please, Please Me", na Rádio UOL

http://tvuol.tv/byc7Bz

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música