Topo

Histórico

Categorias

"Papai Noel Velho Batuta" é o hino anti-natalino do rock nacional

UOL Música

22/12/2014 10h14

Formação do Garotos Podres com Mao, Maurício, Sukata e Caverna

Formação do Garotos Podres com Mao, Mauro, Sukata e Caverna

Papai Noel velho batuta, rejeita os miseráveis. Eu quero matá-lo, aquele porco capitalista. Presenteia os ricos. Cospe nos pobres! Mas um dia vamos sequestrá-lo e vamos matá-lo. Porque aqui não existe natal.
Garotos Podres – "Papai Noel Velho Batuta" (1985)

Algumas canções conseguem ser mais do que meras criações de um artista e se tornam uma espécie de propriedade coletiva da humanidade. Isso acontece quando transmitem algo que muita gente sente, mas poucos já conseguiram expressar bem.

É o caso de "Papai Noel Velho Batuta", dos ícones do punk nacional Garotos Podres. Na época das festas é impossível fugir de "Jingle Bells" e "Noite Feliz". Se é cansativo até para que gosta do natal, para quem não gosta chega a ser uma tortura.

Pensando nestas pobres almas, a Rádio UOL falou com o vocalista original da banda e compositor deste hino anti-natalino do rock nacional – cujo nome original "Papai Noel Filho da P…" teve que ser substuído para driblar a censura – José Rodrigues Mao Jr, o lendário Mao.

O ícone do punk brasileiro, professor de história e atual vocalista da banda Dr. Mao e Os Espiões Secretos nos contou sobre a gênese deste clássico lançado em 1985, no álbum de estréia dos Garotos, "Mais Podres do Que Nunca".

Leia o depoimento de Mao:

Existem músicas que se tornam conhecidas e as pessoas esquecem depois, "Papai Noel Velho Batuta" é uma música que, com o passar do tempo, se populariza cada vez mais, quase 30 anos depois. Ela é quase – vou exagerar um pouco – um sucesso como "Atirei o Pau no Gato".

É engraçado porque no inicio, quando tive a idéia, eu não tinha pensado como uma canção. Na época, em 1982, a gente tinha bastante contato com o pessoal de um bairro de Mauá, o Jardim Zaíra, que era um pessoal que no passado tinha contato com a Ação Popular, um grupo de esquerda do qual o sociólogo Betinho fazia parte e onde ele chegou a morar quando estava na clandestinidade.

Como eco dessa época de trabalho soclal de base da AP, ainda no inicio dos anos 80, você tinha muitos jovens ligados com teatro. Então na ideia que eu tinha era mais ou menos uma peça sobre crianças carentes sequestrando o papai noel.

A ideia da peça nunca vingou, mas acabou gerando essa música. A letra é muito simples, mas pega a ideia que eu tinha imaginado pra peça. Com meu violãozinho bolei uma melodia qualquer que se encaixasse, comecei a ensaiar e ficou.

Eu acho uma música que é bem isso aí, se tornou quase que um clássico que com o passar do tempo, ao invés de cair no esquecimento se torna cada vez conhecida. Claro que nunca vai fazer o sucesso de "Atirei o Pau No Gato", mas daqui 10 anos talvez seja ainda mais conhecida do que hoje.

Sou indiferente ao natal de alguma forma e, ao mesmo tempo, padeço de uma indignação com a questão do consumismo desenfreado. O natal é uma festividade desprovida de qualquer valor mais elevado do que o lucro do comércio e da indústria

E você, também não gosta do natal? Ou gosta mas já está de saco cheio das decorações mal gosto, compromissos familiares e, acima de tudo, das mesmas músicas tocando em todo lugar? Seus problemas acabaram:

OUÇA O MELHOR DO PUNK NACIONAL NA RÁDIO UOL

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música