Topo

Histórico

Categorias

Ex-morador de rua, Rafael Teixeira é promessa do rap para 2015

UOL Música

30/12/2014 18h15

por duca

Marina Tonelli
Do UOL, São Paulo

Revelação do rap paulistano, Rafael Teixeira deu os primeiros passos em sua carreira musical com o EP "Eu Tô Na Rua", lançado em setembro. Apesar de ser visto como "novato" para os mais desavisados, sua experiência com música é antiga, assim como o nome de seu primeiro trabalho não poderia ser mais pertinente.

O cantor, que viveu tempos difíceis nas ruas de São Paulo antes de encontrar em seu talento para o rap uma alternativa para seu sustento, contou com exclusividade para a Rádio UOL sua história e o verdadeiro ínicio de seu envolvimento com a rima.

"Eu sou a terceira geração da minha família que se envolve com música", lembra. "Sou sobrinho neto  do Teixeirinha de "Querência Amada" e meu pai era guitarrista e interprete do Erasmo Carlos. Ele que me ensinou a gostar de pop rock, já minha mãe de bossa nova e mpb. Mas, aos 14 anos, quando vi o filme '8 Mile' do Eminem, que eu descobri o caminho da música que me identificava".

OUÇA A PLAYLIST RAP BRASIL NA RÁDIO UOL

Inspirado pelo rapper americano, Rafael Teixeira entrou de cabeça no rap e nunca mais conseguiu se desvenciliar do segmento. "Quando vi o filme, pensei: 'Tem algo entalado aqui no meu peito, sei fazer isso' e comecei a arriscar em free style. Com o passar do tempo realmente levei a sério que deveria fazer rap e fui atrás".

Mas pelo caminho existiam obstáculos. O rapper, que seguia paralelamente carreira profissional no skate, perdeu o patrocínio ao quebrar o pé, e, mesmo assim, partiu para o Rio de Janeiro para conhecer o cenário do rap local e participou de diversas batalhas entre MC's, onde fez o próprio nome. Sem dinheiro, retornou para São Paulo de carona e quando chegou à capital se viu desamparado.

"A população de rua me acolheu e através da minha vivência com eles conheci o Movimento Nacional da População de Rua", conta. "Vim para São Paulo, no berço do rap, porque se eu não fizesse isso por mim, ninguém mais faria".

OUÇA O EP DE RAFAEL TEIXEIRA "EU TÔ NA RUA" NA RÁDIO UOL

Se dedicando a pequenos bicos para conseguir se sustentar, Rafael continuou buscando seu sonho e conseguiu, de forma indepentende, lançar seu primeiro EP de músicas inéditas e composição própria com produção de Base MC. "Eu canto o que eu vivo", diz. "Sempre disse isso quando me foquei na música: 'dinheiro, fama e sucesso são consequências de um bom trabalho. Mas o que pode deixar qualquer artista satisfeito é o reconhecimento".

Como influencias, o rapper cita o comtemporâneo Tupac, além de grandes nomes como Dexter, Racionais e Ndee Naldinho. Mas é eclético ao citar Bob Marley, Djavan e Cartola. "Tem algo na música brasileira que é inigualável, uma essência e leveza que ninguém consegue reproduzir em outro lugar".

Assista o vídeoclipe de "Tô Na Rua" de Rafael Teixeira:

Rafael Teixeira – "Eu Tô Na Rua"

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música