Topo

Histórico

Categorias

Monoclub lança single e se aventura em turnê folk pelos EUA

UOL Música

18/05/2016 14h30

Monoclub
A banda Monoclub iniciou turnê que renderá 11 shows nos Estados Unidos e participação no Northwest Folklife Festival, em Seattle. O grupo sorocabano lançou recentemente o single Romperia, que integrará o próximo álbum do quinteto, que deve ser lançado em julho.

A odisseia a bordo de uma van pelos Estados Unidos passará por Seattle, Portland, Tacoma e Tonasket. As apresentações vão de 19 de maio a 29 de maio.

Ouça no UOL Música o novo single da banda Monoclub: "Romperia"

Além da viola caipira e banjo, marcas do folk norte-americano, o Monoclub enxerta sons sertanejos de raízes brasileiras. O folk caipira da banda tem sanfona, que se une a baixo, bateria e guitarra.

"Por mais que a gente seja uma banda de folk, a gente carrega um pouco daquilo que ouvimos desde criança, como Almir Sater, Renato Teixeira e Tonico & Tinoco. Acabou sendo meio que natural incluirmos o sertanejo em um som típico de country americano", declarou Fábio Baddini, vocalista e um dos compositores da banda.

Formado há cinco anos e com influências de Wilco e Willie Nelson, o Monoclub ganhou esse nome como uma forma da banda mirar sons primitivos no folk moderno. "Mono" significa macaco em espanhol.

"O macaco simboliza o primitivismo, algo que sempre buscamos para nossas músicas", comentou o vocalista do "Clube dos Macacos".

Dentro do berço mundial do folk, Estados Unidos, os integrantes do Monoclub acreditam que cantar em português não será um fator que irá repelir o público local, mas, sim, um atrativo. É a segunda vez que eles tocam na América do Norte. A primeira foi em 2015.

"É interessante que muitos americanos nos assistiram justamente por achar meio exótico uma banda tocando um som familiar, mas em um idioma que eles não faziam ideia de onde vinha. E depois dos shows, no contato com o público, éramos confundidos com espanhóis, italianos. Mas a aceitação deles é boa quando percebem que têm brasileiros fazendo folk", disse Baddini.

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música