Topo

Histórico

Categorias

Cantor sueco Adam Evald vem ao Brasil munido de violino, piano e violoncelo

UOL Música

24/05/2016 15h09

Adam Evald

O cantor Adam Evald se apresenta em São Paulo no dia 4 de junho (Divulgação)

O cantor sueco Adam Evald se apresenta no dia 4 de junho, na Serrilharia, em São Paulo. Versando sobre temas como o amor, a solidão e aflição, o músico vem acompanhado de uma pequena formação de câmera (violino, violoncelo e piano).

Clique para ouvir o álbum "Love Knuckles Peace Dove", de Adam Evald

Adam está em turnê pela Europa com o álbum "Love Knuckles Peace Dove", gravado ao vivo na suécia e lançado no final do ano passado. Veja a seguir a conversa dele com o UOL e o convite do próprio cantor para o show em São Paulo.

UMD: É bastante incomum encontrar músicos com uma formação de câmara atualmente. Como e por que você decidiu tocar neste formato?

Adam Evald: Cerca de 4 anos atrás, a formação típica de rock'n'roll com guitarra, baixo e bateria acabou se tornando meio chata para mim. Não é que parei de gostar. Eu amo diversas bandas com essa formação. Eu só não queria criar meu novo projeto sob esse conceito. Ao invés disso, decidi por um grupo de instrumentos que, para mim, parecem ser mais honestos. Nada pode competir com a natureza dos sons de cordas (violino e violoncelo) e piano. Eles estão por aqui por séculos e os seus sons são eternos. Som cru!

UMD: Ficamos sabendo que você adora fazer turnês. O que você mais curte de tocar ao vivo?

A.E: Eu amo quando alguma coisa inesperada acontece, algo estranho, algo que não tão claramente seja bom ou ruim, algum que cuidadosamente fica entre o entretenimento belo e a esquisitice, algo que é difícil de apontar, que você precisa estar 'aqui e agora' para sentir e entender.
Normalmente, algo assim acontece entre as músicas, enquanto a audiência dá suspiros de alívio depois de uma peça obscura. Nesse momento, o público está mais vulnerável. É neste momento que eu me comunico com ele. E algumas vezes o resultado é totalmente inesperado. A reação de uma única pessoa pode mudar o ânimo de todos ao seu redor.

UMD: Você já esteve em mais de 100 cidades em apenas 3 anos! Quando você encontra tempo para escrever novas músicas?

A.E: No início foi insanamente difícil, porque eu tenho a necessidade de me trancar num quarto, sozinho com o piano, para ser mais criativo. Mas atualmente eu aprendi a criar algo numa sala lotada. Só preciso me enganar de que não tem ninguém ouvindo. O que estou tentando dizer é que meu próximo álbum vai ser provavelmente escrito durante passagens de som, cafés que eu tenha entrado durante a tour e durante apresentações. As vezes tento tocar uma música inacabada durante meus shows, torcendo para que ela magicamente combine com a noite.

UMD: O que fez você retornar ao Brasil em tão pouco tempo?

A.E: Eu esqueci a minha carteira num restaurante na Paulista! Eu amo MUITO o Brasil. É o país mais diverso em que já estive. Amo como tudo é caótico e emocional ao mesmo tempo, uma loucura maravilhosa caindo sobre todos, todos os dias. Adicionalmente, eu provavelmente deveria dizer que também fui convidado para fazer mais shows. Mas eu teria voltado somente como turista, também. Chega de elogios, não quero mimá-los.

UMD: Você toca no Serralheria no dia 4 de Junho. Por quê as pessoas deveriam ir vê-lo? Quais são as suas expectativas?

A.E: Não é todo dia que um músico de câmara Sueco visita São Paulo com seus instrumentistas (violino e violoncelo). As pessoas deveriam vir experimentar a nossa miscelânea de desespero e esperança. Como as mães dizem: você precisa experimentar antes de desgostar de alguma coisa. Sobre as minhas expectativas, espero receber a mesma recepção calorosa que os brasileiros me deram da última vez. Não, um pouco mais calorosa desta vez, talvez!

Bruna Manfré
Colaboração para o UOL

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música