Topo

Histórico

Categorias

Documentários musicais que abordam política são tema do In-Edit Radio Show

UOL Música

15/09/2016 18h58

They Will 2

Cena do filme "They Will Have To Kill Us First" (Reprodução)

Regime cubano, exilados políticos no Mali e o som que surge na África Moderna são os destaques deste In-Edit Radio Show.

Começamos pelo filme Esto Es Lo Que Hay, sobre o grupo de rap Los Aldeanos. Cubanos, eles questionam a sociedade cubana, a galta de liberdade, a censura e os dilemas de um país que viveu isolado por mais de um século.

O filme They Will Have to Kill Us First: Malian Music in Exile, dirigido por Johanna Schwartz, aborda a censura imposta pelo regime islâmico no norte do Mali, onde toda a manifestação artística foi proibida. Fora dali, músicos exilados tentam chamar a atenção para a situação do país.

Marrabenta, os sons de Moçambique, o diretor Victor Lopes e equipe nos trazem um retrato do ritmo mais popular do país.

Em Fonko, vemos como as mudanças que acontecem nas cidades da África pós-colonial e estilos musicais como kuduro, coupé-decalé e azonto ajudam a definir um novo perfil geracional, moldando novas identidades locais. Narrado por Fela Kuti e Neneh Cherry, Fonko nos leva ao nascimento de uma nova África.

Playlist:

1 – Pasa El Borrador – Los Aldeanos
2 – Soubour –  Songhoy Blues
3 – Letter to the Lord – Faada Freddy
4 – Chet Boghassa – Tinariwen

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical – vai até o dia 18 de setembro. Maiores informações no site www.in-edit-brasil.com

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música