Topo

Histórico

Categorias

Rashid e Pretas Sonoras se apresentam no Encontro Paulista de Hip Hop

UOL Música

21/11/2016 13h08

Rashid é um dos confirmados do 10º Encontro Paulista de Hip Hop (Divulgação/Eric Ruiz Garcia)

Rashid é um dos confirmados do 10º Encontro Paulista de Hip Hop (Divulgação/Eric Ruiz Garcia)

Completando 10 anos de evento, o Encontro Paulista de Hip Hop acontece neste sábado (26), no Memorial da América Latina, e vai contar com as apresentações especiais de Rashid e Pretas Sonoras, além de bate-papos, esporte, atrações infantis e muito mais.

"A gente conseguiu novas parcerias, trouxemos a questão do esporte para dentro do hip e evoluimos a cultura do low rider. E ainda mantivemos a essência, que são os bate-papos", celebra Márcio Santos, Assessor Especial de Projetos Para Hip Hop da Secretaria da Cultura.

O tema da edição deste ano é "Cultura de Paz e Prosperidade", que remete à declaração de paz do hip hop. "Em 2001, os pioneiros do gênero apresentaram às Nações Unidas e mostraram os conceitos de que definem o hip hop, lembrando o que é a cultura", completa Márcio.

As principal atrações do 10º Encontro Paulista de Hip Hop são o rapper Rashid e as Pretas Sonoras, valorizando a participação das mulheres na cultura. "Esse evento é importante, porque o hip hop sempre foi marginalizado pelas pessoas de fora, que não sabem o que a cultura realmente faz, que é exercer a função de resgate, inclusão e educação", afirma o cantor.

O evento acontece neste sábado (26), no Memorial da América Latina, em São Paulo

O evento acontece neste sábado (26), no Memorial da América Latina, em São Paulo

Os principais influencias pelo estilo são os jovens. "A cultura hip hop é eternamente jovem, é da juventude para a juventude. Ela transforma a vida das pessoas, possibilita novas formas de pensar, trabalha a autoestima, mostra de que maneira as pessoas podem evoluir  e como podem se tansformar", analise Márcio. "A cultura nasceu de jovens desacreditados e que devolvem isso para a juventude também. Que eles podem ser norteadores de um futuro melhor", completa.

Para Rashid, os jovens acabam se identificando com a cultura. "O hip hop é importante, poque tem a coisa da proximidade e identificação. A gente veio parar aqui, porque viu Mano Brown no palco, OsGemeos desenhando ou KL Jay tocando. Voce vê o cara que é do seu bairro ou é igual a você, que saiu das mesmas condições, e acredita que é possível fazer uma parada diferente".

O rapper de 28 anos é uma das referências da nova geração do hip hop brasileiro, e com o último álbum, "A Coragem de Luz", ampliou sua musicalidade e introduziu samba, MPB e jazz. "Essas coisas sempre influenciaram muito a gente. Eu não conseguia demonstrar tanto isso, e sempre falei que ouvia Cartola, Miles Davis, Tim Maia… de gospel a Moacir Santos. E acho que no disco pusemos isso na cabeça de mostrar para as pessoas toda a influencia. Tem pitada de jazz, samba e rock, só que tudo dentro do nosso rap, tem o peso e a cara do rap. E a gente quis trazer isso numa soma natural", diz Rashid.

Serviço:

10º Encontro Paulista de Hip Hop – Cultura de Paz e Prosperidade

Data: 26 de novembro (sábado)
Abertura: meio-dia
Shows: Rashid e Pretas Sonoras – a partir das 19h00
Local: Memorial da América Latina – Praça Cívica
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – ao lado da estação de Metrô Barra Funda
Ingressos: Gratuito
Mais informações: https://www.facebook.com/encontropaulistadehiphop/

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música