Topo

Histórico

Categorias

Mariana Ximenes faz sua estreia na música em primeiro EP do cantor pop Yann

UOL Música

24/03/2017 15h45

(Divulgação/Montagem)

Yann apresenta o primeiro trabalho da carreira em duas partes. "Entre o Fim e o Recomeço, Vol. 1" chegou às plataformas digitais na última sexta (17) e traz uma roupagem diferente do pop nacional. O destaque do trabalho é a faixa "Love", parceria com a atriz Mariana Ximenes, que o ajudou na composição e gravou sua estreia na música.

"Tive uma ideia de fazer uma faixa com uma atriz, uma parte falada e que tivesse intensidade. Um dia recebi um convite e tinham algumas pessoas copiadas. Uma delas era Mariana Ximenes. E mandei e-mail com textão, escrevi todo o conceito do álbum. Deu umas 3 semanas e recebi uma resposta dela, falando que adorou a ideia e estava super disposta e falou para conversar. Apesar de ser global, ela gosta de fazer coisas alternativas e experimentar coisas diferentes", disse Yan ao UOL.

A faixa é a última do EP inicial e traz um pop dançante que falta nas produções nacionais. Com muita influência europeia, Yann acredita que essa vertente mais alternativa não é comum no Brasil por ser algo arriscado ainda. "Não sei se é por medo das gravadoras, já que é uma coisa considerada mais alternativa. Eu entendo que tem esse lado financeiro, porque eles investem muita grana em cima e preferem arriscar em algo mais seguro".

"Tem essa pegada synthpop, uma coisa meio disco, mas sempre no eletrônico, remetendo aos anos 80, que para mim são os artistas que me formaram como Kate Bush e Bowie", completa o cantor, que traz o relacionamento como tema principal do projeto. A ideia de que o amor acabou, como a atriz recita no verso "Enquanto  doer eu vou ser seu" prepara o ouvinte para o próximo EP, uma "sofrência pop".

"É um Ato 2, mas começa a ficar um pouco mais obscuro, A primeira parte você percebe que o relacionamento acabou. Esse verso da Mariana é o que define tudo, é o núcleo. A segunda parte é quando você percebe que está na merda. Vai por essa parte mais obscura e depois sai disso para outra forma. É uma continuação", define Yann, aos risos.

Foram dois anos intensos para concluir os álbuns. E o trabalho não ficou restrito às músicas, mas à parte visual também. Cada canção vai receber um clipe, roteirizado pelo próprio Yann, que se arriscou na direção em alguns casos. "A razão pela qual escolhi a música pop é porque tem uma mistura de diferentes formas de arte/mídia: cinema, teatro e moda. Sempre me interessei por tudo isso, então é um pouco de extensão do que sou como artista".

O lado perfeccionista do novato foi um dos fatores que prolongaram a conclusão dos trabalhos, mas Yann admite que "tem uma hora que tem que desistir. É tanta possibilidade que chega uma hora que tem que aceitar a faixa como ela é, porque senão você vai morrer fazendo e refazendo". É desse processo meticuloso que "Entre o Fim e o Recomeço, Vol. 1" foi construído. O próximo volume vai estar disponível ainda este ano.

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música