Topo

Conheça o funk rasteirinha, novo estilo que dominou as pistas

UOL Música

22/01/2015 05h50

MC Laís em ação no palco.
Crédito: Kings Andre F Souza

O ritmo contagiante do funk carioca vem se renovando desde a década de 90, derivando-se em diversos subgêneros. Após a febre do funk ostentação, a nova batida que promete dominar os bailes é o funk rasteirinha! Entenda o estilo e conheça alguns dos principais representantes da nova onda.

Tradicionalmente, o funk carioca tem suas faixas compostas em 130 bpm (batimentos por minuto), ou seja, tinham uma levada mais acelerada. A principal característica do rasteirinha é que as músicas são em 96 bpm, mais lentas e cadenciadas. "As letras falam mais sobre a dança mesmo, então é melhor para dançar", explicou MC Laís, uma das novas expoentes do gênero, ao UOL.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR A PLAYLIST "BAILE FUNK"

A vertente encontrou no reggaeton – que mistura reggae, música eletrônica e hip hop –, no axé e em ritmos populares as influências para a sonoridade das canções. Dessa mescla de culturas, surgiu o funk rasteirinha, que começou a explodir nas pistas e nas rádios do Brasil desde o final de 2013, e agora vem ganhando mais força.

MC Laís contou que já ouvia axé e reggaeton antes da explosão da rasteirinha. "Eu já cantava para as mulheres. Meu irmão, que também é DJ, escreveu uma música de rasteirinha para mim, então eu comecei", lembra a cantora, que é irmã do DJ Puffe. "Eu nunca fui muito do proibido, porque minha música sempre falou da defesa da mulher", completou. Ela também acredita que o ritmo pode estourar até mesmo fora do Brasil, e está prestes a lançar, no final de janeiro, o clipe do seu sucesso "A Melhor Que Tá Tendo".

Essa é uma das transformações mais radicais pela qual o gênero passou desde sua popularização. O funk nunca aceitou muito bem influências de outros tipos de música, mas agora abriu as portas para novas ideias e se renovou mais uma vez.  Entre os primeiros hits desse novo estilo se destacam "As Novinha Tão Sensacional", do MC Romântico; "A Melhor Que Tá Tendo", da MC Laís; "Quero Bunda", do MC Tipocki e "Joga Teia Homem-Aranha", do MC Nandinho.

E você, já foi contagiado pelo funk rasteirinha?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça o funk rasteirinha, novo estilo que dominou as pistas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Mais Posts