Topo

A moda dos anos 90 está de volta; confira a trilha sonora

UOL Música

22/05/2015 06h00

Existe um ciclo recorrente de saudosismo que sempre ocorre, seja na música ou na moda. Se nos anos 80 as pessoas tinham nostalgia dos anos 60, na década seguinte todo mundo queria voltar aos anos 70. Em 2000, o revival era dos anos 80 e, agora, seguindo a lógica, a mania é olhar para trás e reciclar as tendências dos anos 90. A Rádio UOL relembra algumas modas dessa época que voltaram com força.

Laço ou bandana
Um acessório recorrente nas cabeças femininas é o laço, seja feito em uma bandana ou um lenço comum. Todos usavam isso nos anos 90, desde as divas pop até Axl Rose, líder do Guns N' Roses, e o icônico rapper 2pac.

Músicas para ouvir: "November Rain", do Guns N' Roses e "Keep Ya Head Up", de 2pac.

Tererê
Seja na praia ou no campo, essas tranças coloridas feitas com fios estão de volta com tudo aos cabelos atuais. Nem todo mundo se lembra, mas antes de ter o cabelo crespo à mostra, Justin Timberlake, ainda integrante da boy band N'Sync, usava o cabelo trançado.

Música para ouvir: "Tearin' Up My Heart", do N' Sync.

Crédito: Reprodução/Instagram

Cropped
Uma moda que voltou com tudo são as camisetas femininas acima do umbigo que deixam a barriga à mostra. Nos anos 90, não só as cantoras internacionais, mas também as famosas dançarinas do É o Tchan ajudaram a popularizar essas roupas.

Música para ouvir: "Na Boquinha da Garrafa", do É O Tchan.

Cabelo colorido
Agora com produtos e técnicas muito mais eficazes para pintar as madeixas das cores mais diversas, essa moda vinda diretamente das baladas dos anos 90 está com força total. Gwen Stefani, na época vocalista do No Doubt, chegou a usar o cabelo colorido naquela época. Ela não foi a única, já que em meados da década de 1990, o Green Day trouxe o pop punk para as massas, com direito a muita tinta no cabelo.

Músicas para ouvir: "Don't Speak", do No Doubt, e "Basket Case", do Green Day.

Tatuagens de henna
Uma tendência que se propagou nas areias da década de 1990 era a de fazer tatuagens temporárias. Agora, nos anos 2010, essa ideia foi reciclada para imitar joias nos pulsos. Antes, as pessoas faziam tatuagem de henna das Spice Girls para ir aos shows da girl band.

Música para ouvir: "Wannabe", das Spice Girls

Gargantilhas
As gargantilhas que eram usadas massivamente por adolescentes 20 anos atrás foram resgatadas do fundo do baú – ou do guarda-roupas. Uma das musas que mais foi vista em clipes e shows usando as tattoo chokers, como são chamadas, é Britney Spears. Quem usava essas peças pode desenterrá-las, porque elas voltaram.

Música para ouvir: "Baby One More Time", da Britney Spears

Camisa xadrez
Um dos símbolos do movimento grunge de Seattle que abalou o rock no início dos anos 90, a camisa xadrez nunca deixou efetivamente de ser usada, mas voltou a estar em alta com o crescente saudosismo pela década de 1990. É difícil não lembrar de Kurt Cobain e o Nirvana ao falar sobre camisa xadrez.

Música para ouvir: "Polly", do Nirvana

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A moda dos anos 90 está de volta; confira a trilha sonora - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Mais Posts