Quem inventou o rap? UOL Música Deezer responde
UOL Música
04/08/2015 22h00
Um dos pioneiros do movimento hip-hop, o norte-americano Kurtis Blow esteve no Brasil para uma série de shows e aproveitou a passagem para gravar uma edição especial, em vídeo, do programa O Som de Tony Hits, do UOL Música Deezer.
No programa, ele fala das origens do movimento e responde a perguntas de artistas do cenário black brasileiro, como Thaide, Paula Lima e o rapper Xis, além de interpretar ao vivo seus sucessos If I Ruled The World, The Breaks e Thoughout Years. Acompanhe:
Ouça Kurtis Blow com Though Out Years, no Som de Tony Hits
.
Pioneiro do rap Kurtis Blow interpreta o clássico If I Ruled The World, no Som de Tony Hits:
.
Ouça Kurtis Blow com The Breaks, no Som de Tony Hits
.
Aproveitando o ensejo, o UOL Música Deezer preparou uma lista explicando como ele e outros pioneiros inventaram o rap e transformaram o estilo no que a gente conhece hoje em dia. Confiram:
"A revolução não será televisionada", revela o poeta e cantor Gil Scott-Heron em seu álbum de estreia, de 1970, "Small Talk at 125th Street and Lenox". Com letras que versam sobre o consumismo de massa, a classe média imóvel, o governo inoperante e a força dos negros, o cantor discursa acompanhado de uma banda, composta por instrumentos de corda e percussão.
A dicção limpa e firme de Scott-Heron introduz uma nova perspectiva na ideia de poesia, com versos falados, raramente cantados, que exploram e criticam a sociedade. Esse formato veio a ser chamado de "proto-rap", ou seja, o embrião do rap de hoje.
Quis o destino que o primeiro single de sucesso do rap não viesse do Bronx, o renomado bairro negro de Nova York e sim do outro lado do Rio, de New Jersey. Formado por Michael "Wonder Mike" Wright, Henry "Big Bank Hank" Jackson, and Guy "Master Gee", o trio The Sugarhill Gang lançou "Rapper's Delight" em Agosto de 1979. A música, que usa uma linha de baixo não creditada de "Good Times" da banda norte-americana Chic, aparece na lista das "500 Maiores Canções de Todos os Tempos", da revista Rolling Stones.
Se o The Sugarhill Gang ficou com o mérito do primeiro single de sucesso do movimento hip-hop, o do primeiro álbum de rap na integra ficou com "The Breaks", de Kurtis Blow. Gravado em 1979, mas lançado só em setembro do outro ano, o álbum traz o aclamado single que dá nome ao disco e figura em 10º lugar na lista dos maiores álbuns de rap de todos os tempos, do canal de tv norte-americano VH1.
Formado por um DJ (G. Flash) e cinco rappers, o grupo trouxe para a mídia as performances dos grupos de rua do bairro do Bronx, em Nova York, com apresentações coreografadas de break (a dança do hip-hop) ao som de bases e scratchs vindos dos toca-discos. "The Message", o álbum de estreia do grupo é considerando um dos álbuns mais influentes da história do hip-hop e a canção que dá nome ao disco, lançada meses antes, em Julho de 82, foi a primeira do movimento a ter uma letra de cunho social.
Nesse meio tempo, em abril de 82, um DJ do sul do Bronx lançava um single que misturava os beats da bateria eletrônica Roland TR-808, com samples da pioneira banda alemã de eletro-pop Kraftwerk. Essa é a ousada cama para o sucesso "Planet Rock" de Afrika Bambaataa & the Soulsonic Force. Outra pérola a figurar na lista da Rolling Stones de maiores canções de todos os tempos.
Apesar de figurarem já na chamada segunda geração do hip-hop, o duo do bairro do Queens (NY) formado por Eric Barrier e Rakim Allah escreveu sua parte na história ao lançar para o grande público a formação que viria a ser padrão no estilo, combinando um MC e um DJ. "Paid in Full" de 1987, seu disco de estreia, é considerado o divisor de águas para o que viria a se tornar a época de ouro do rap. Ele é também considerado pela MTV norte-americana o melhor álbum de hip-hop de todos os tempos.
Djeferson Barbosa
& Rodolfo Vicentini,
UOL Música Deezer
Sobre o Blog
Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!