Topo

Quem inventou o rap? UOL Música Deezer responde

UOL Música

04/08/2015 22h00

Um dos pioneiros do movimento hip-hop, o norte-americano Kurtis Blow esteve no Brasil para uma série de shows e aproveitou a passagem para gravar uma edição especial, em vídeo, do programa O Som de Tony Hits, do UOL Música Deezer.

No programa, ele fala das origens do movimento e responde a perguntas de artistas do cenário black brasileiro, como Thaide, Paula Lima e o rapper Xis, além de interpretar ao vivo seus sucessos If I Ruled The World, The Breaks e Thoughout Years. Acompanhe:

Ouça Kurtis Blow com Though Out Years, no Som de Tony Hits
.

Pioneiro do rap Kurtis Blow interpreta o clássico If I Ruled The World, no Som de Tony Hits:
.

Ouça Kurtis Blow com The Breaks, no Som de Tony Hits
.

Aproveitando o ensejo, o UOL Música Deezer preparou uma lista explicando como ele e outros pioneiros inventaram o rap e transformaram o estilo no que a gente conhece hoje em dia. Confiram:

Gil-Scott . Gil Scott-Heron – "Small Talk at 125 th Street and Lenox"

"A revolução não será televisionada", revela o poeta e cantor Gil Scott-Heron em seu álbum de estreia, de 1970, "Small Talk at 125th Street and Lenox". Com letras que versam sobre o consumismo de massa, a classe média imóvel, o governo inoperante e a força dos negros, o cantor discursa acompanhado de uma banda, composta por instrumentos de corda e percussão.

A dicção limpa e firme de Scott-Heron introduz uma nova perspectiva na ideia de poesia, com versos falados, raramente cantados, que exploram e criticam a sociedade. Esse formato veio a ser chamado de "proto-rap", ou seja, o embrião do rap de hoje.

. The Sugar Hill Gang – "The Sugar Hill Gang"

Quis o destino que o primeiro single de sucesso do rap não viesse do Bronx, o renomado bairro negro de Nova York e sim do outro lado do Rio, de New Jersey. Formado por Michael "Wonder Mike" Wright, Henry "Big Bank Hank" Jackson, and Guy "Master Gee", o trio The Sugarhill Gang lançou "Rapper's Delight" em Agosto de 1979. A música, que usa uma linha de baixo não creditada de "Good Times" da banda norte-americana Chic, aparece na lista das "500 Maiores Canções de Todos os Tempos", da revista Rolling Stones.

. Kurtis Blow – "The Breaks"

Se o The Sugarhill Gang ficou com o mérito do primeiro single de sucesso do movimento hip-hop, o do primeiro álbum de rap na integra ficou com "The Breaks", de Kurtis Blow. Gravado em 1979, mas lançado só em setembro do outro ano, o álbum traz o aclamado single que dá nome ao disco e figura em 10º lugar na lista dos maiores álbuns de rap de todos os tempos, do canal de tv norte-americano VH1.

. Grandmaster Flash & The Furious Five – "The Message
Formado por um DJ (G. Flash) e cinco rappers, o grupo trouxe para a mídia as performances dos grupos de rua do bairro do Bronx, em Nova York, com apresentações coreografadas de break (a dança do hip-hop) ao som de bases e scratchs vindos dos toca-discos. "The Message", o álbum de estreia do grupo é considerando um dos álbuns mais influentes da história do hip-hop e a canção que dá nome ao disco, lançada meses antes, em Julho de 82, foi a primeira do movimento a ter uma letra de cunho social.

. Afrika Bambaataa – "Planet Rock"

Nesse meio tempo, em abril de 82, um DJ do sul do Bronx lançava um single que misturava os beats da bateria eletrônica Roland TR-808, com samples da pioneira banda alemã de eletro-pop Kraftwerk. Essa é a ousada cama para o sucesso "Planet Rock" de Afrika Bambaataa & the Soulsonic Force. Outra pérola a figurar na lista da Rolling Stones de maiores canções de todos os tempos.

. Eric B. & Rakim  – "Paid In Full"

Apesar de figurarem já na chamada segunda geração do hip-hop, o duo do bairro do Queens (NY) formado por Eric Barrier e Rakim Allah escreveu sua parte na história ao lançar para o grande público a formação que viria a ser padrão no estilo, combinando um MC e um DJ. "Paid in Full" de 1987, seu disco de estreia, é considerado o divisor de águas para o que viria a se tornar a época de ouro do rap. Ele é também considerado pela MTV norte-americana o melhor álbum de hip-hop de todos os tempos.

Djeferson Barbosa 
& Rodolfo Vicentini,
UOL Música Deezer

 

 

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Mais Posts