Topo

Histórico

Categorias

Especial 50 anos de Beatlemania – conheça as músicas do episódio 3

UOL Música

20/03/2013 11h04

No terceiro episódio da série "Especial Beatles – 50 Anos de Beatlemania", convidados como Ritchie, Caetano Veloso e Odair José – com sua história impagável sobre os Beatles serem considerados uma dupla sertaneja – relembram o fenômeno da Beatlemania.

Paralelamente, os Zoombeatles entregam mais três clássicos do álbum "Please Please Me", que você vai conhecer melhor aqui:

8 – "Love Me Do" (Lennon, McCartney)
É a música mais antiga do álbum, a primeira que foi gravada e o primeiro single dos Beatles, se não levarmos em consideração "My Bonnie", de 1961 em que os quatro apenas acompanham o cantor Tony Sheridan e só saiu originalmente na Alemanha.

Uma das primeiras composições de Lennon e McCartney, as origens de "Love Me Do" remontam aos primórdios da parceria, em 1958, quando o grupo que viria a se tornar os Beatles ainda se chamava The Quarrymen.

Nos quatro anos seguintes a canção se desenvolveu e, sobre o esqueleto original escrito por Paul, ganhou importantes contribuições de John, como a parte do meio ("Someone to love, somebody new, someone to love, someone like you") e, principalmente, a gaita.

Um dos elementos mais marcantes, o arranjo é inspirado num hits da época, "Hey Baby", do cantor norte-americano Bruce Chanel. Além de "Love Me Do", a gaita de John se faz presente em vários outros sucessos da fase inicial do grupo, como "Please Please Me", "From Me To You" e "I Should Have Known Better".

Outra curiosidade é o fato de haver três versões da música com três bateristas diferentes.
Pete Best, que fez parte da banda entre 1960 e 1962, gravou a primeira versão logo antes de ser demitido, em junho daquele ano. A gravação, considerada perdida durante décadas, só foi lançada em 1995, na coletânea de raridades "Anthology".

A segunda versão, já com Ringo Starr, foi gravada no dia 4 de setembro. É a que está nas primeiras prensagens do single britânico.

Mas o produtor George Martin não aprovou o desempenho de Ringo e chamou o baterista de estúdio Andy White para substituí-lo na terceira sessão, realizada uma semana depois, no dia 11 de setembro de 1962. É a versão mais conhecida, que está no LP e na maior parte das edições do single.

9 – "P.S. I Love You" (Lennon, McCartney)
Gravada junto com "Love Me Do", foi a faixa designada para o lado B do single de estréia dos Beatles e também conta com Andy White no lugar de Ringo Starr, que se contentou em tocar maracas.

John Lennon disse em 1980 ao jornalista David Sheff sobre "P.S. I Love You" que "Paul estava tentando escrever uma canção como 'Soldier Boy' das Shirelles", o que, junto aos covers de "Boys" e "Baby It's You", explicita a influência do grupo feminino norte-americano sobre os Beatles nesta fase.

10 – "Baby, It's You" (Bacharach, Williams, David)
Lançada pelas Shirelles em 1961, a canção foi prontamente incorporada ao repertório do grupo e já havia sido tocada inúmeras vezes em Hamburgo e no Cavern Club, em Liverpool, quando foi gravada em fevereiro de 1963.

Escrita por um dos maiores compositores do século 20, Burt Bacharach, "Baby, It's You" é um encontro direto entre três gênios da canção pop e o reconhecimento de Lennon e McCartney a um de seus principais concorrentes.

A música foi a penúltima a ser gravada durante as sessões de "Please Please Me" e é uma das mais memoráveis performances vocais do álbum. A força da interpretação quase inutilizou a garganta de John.

Foi assim, sem querer, que a última faixa, "Twist & Shout" ganhou a voz rouca que ajudou a fazer dela um dos grandes clássicos da fase inicial dos Beatles.

Clique aqui e ouça o disco "Please, Please Me", na Rádio UOL


Continue ligado no Blog da Rádio UOL. Nesta sexta (22) vai ao ar o quarto e último episódio da série, com as músicas "Do You Want To Know a Secret", "A Taste Of Honey", "There's a Place" e "Twist & Shout".

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música