Topo

Histórico

Categorias

Nos 70 anos de Roger Waters, conheça cinco músicas essenciais de sua trajetória

UOL Música

06/09/2013 06h00

 

André Cáceres
Do UOL, em São Paulo

Roger Waters, líder do Pink Floyd, comemora hoje seus 70 anos. Ao lado de Syd Barrett, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright, ele criou alguns dos maiores clássicos do rock nos anos 70, como "Money", "Wish You Were Here", "Another Brick In The Wall" e "Shine on You Crazy Diamond".

Seu impacto na música foi imenso, influenciando artistas como Queen, Radiohead, My Chemical Romance e até mesmo Justin Timberlake. No Brasil, não foi diferente. Depois de assistir à primeira apresentação de Roger Waters no país, em 2002, o músico Bruno Morais resolveu criar o Ummagumma, um dos covers de Pink Floyd mais conhecidos no território nacional.

Segundo Morais, Roger Waters tem um grande diferencial nos dias de hoje: "Não existe nada descartável, nada plástico no som dele. É totalmente guiado pelas emoções, pelo feeling, e é isso que contagia as pessoas. Ele soube expressar as angústias do cotidiano em forma de música."

Para homenagear esse grande compositor, a Rádio UOL selecionou cinco músicas que ajudam a contar sua história. Relembre a trajetória deste mestre do rock progressivo:

No dia 6 de setembro de 1943, George Roger Waters nasceu no vilarejo de Great Bookham, a cerca de 40 quilômetros de Londres. Com menos de um ano de idade, ele perdeu seu pai durante a 2ª Guerra Mundial, fato que viria a influenciar grande parte de seu trabalho. Apesar de não ter conhecido o segundo tenente Eric Fletcher Waters, canções como "Corporal Clegg", "Free Four" e "Three Wishes" fazem menção ao falecido pai. Roger estudou arquitetura no que é hoje a Universidade de Westminster, onde concretizou suas convicções a respeito do sistema educacional. Seu verdadeiro dom, no entanto, era a música.

Sob a influência do inovador "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, e da longa canção "Sad Eyed Lady of the Lowlands", de Bob Dylan, o álbum "The Piper at the Gates of Dawn" deu o pontapé inicial para o que seria uma das bandas de maior sucesso em todos os tempos. Mas o verdadeiro som característico do Pink Floyd foi evidenciado no segundo disco "A Saucerful of Secrets", contando com a faixa "Set the Controls for the Heart of the Sun", escrita por Waters.

CLIQUE AQUI E CURTA "SET THE CONTROLS FOR THE HEART OF THE SUN" NA RÁDIO UOL

Após a saída de Barrett da banda em meados de 1968 devido a problemas de saúde mental, o Pink Floyd passou por alguns anos obscuros e projetos inconsistentes, até que Roger Waters tomou as rédeas da banda e, sob sua liderança, o grupo britânico lançou o aclamado álbum "The Dark Side of the Moon", que abordava temas como estresse, loucura, depressão e tempo. Contando com a letra marcante da música "Time", o primeiro disco a ter Waters como único letrista manteve-se no top 200 da Billboard por cerca de 800 semanas não consecutivas, sendo até hoje objeto de culto por parte de fãs após 50 milhões de cópias vendidas.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR "TIME" NA RÁDIO UOL

Dois anos depois, a banda voltou ao estúdio para gravar outro álbum temático. "Wish You Were Here" era uma grande alusão ao clima de amizade que já não existia mais entre os integrantes do Pink Floyd. A canção mais famosa da banda, que leva o nome do disco, se dirigia a Syd Barrett, lamentando sua ausência. Waters e Gilmour relembram da faixa com grande carinho por ter sido uma das melhores músicas que os dois compuseram juntos. Essa parceria, entretanto, não seria tão duradoura quanto se poderia esperar.

CLIQUE AQUI E ESCUTE "WISH YOU WERE HERE" NA RÁDIO UOL

Os ânimos continuavam exaltados entre os integrantes da banda, porém o sucesso não diminuiu durante os anos seguintes. Lançado em 1979, "The Wall", refletiu com fidelidade o ódio de Roger Waters pela guerra e pelo sistema educacional, trazendo a icônica "Another Brick in the Wall" e rendendo até mesmo a gravação de um filme hômonimo de 1982, com roteiro de sua autoria. O controle da produção musical do Pink Floyd foi monopolizado por Waters também no álbum "The Final Cut", o que acirrou as tensões entre ele e David Gilmour, fazendo com que Roger decidisse deixar a banda.

CLIQUE AQUI E RELEMBRE "ANOTHER BRICK IN THE WALL"

A nova empreitada de Roger Waters começou em 1984 com o lançamento de "Pros and Cons of Hitch Hiking", seu disco conceitual que fora rejeitado pelo Pink Floyd anos antes. Ele ainda lançou outros álbuns como "Amused to Death" em 1992 e a ópera "Ça Ira" em 2005, baseada na Revolução Francesa. O grande ápice de sua carreira solo, contudo, é a turnê "The Wall".

CLIQUE AQUI E CONFIRA "AMUSED TO DEATH" NA RÁDIO UOL

Roger Waters não se pronunciou oficialmente a respeito de um novo disco de inéditas, mas todos sabem que ele ainda pode nos surpreender muito com seu trabalho e existem rumores circulando entre os fãs de que o próximo álbum pode sair já em 2014. O mito continua em plena forma, tocando sua música e emocionando multidões, e ainda tem muito a nos mostrar no futuro.

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música