Topo

Histórico

Categorias

Conheça as guitarras mais lendárias de todos os tempos!

UOL Música

28/02/2015 06h35

hend

Se alguns guitarristas se tornam ícones do rock 'n' roll, seu equipamento também se transforma em objeto sagrado para os fãs. Existem algumas guitarras, no entanto, que ganharam mais status do que outras ao passar de uma lenda do rock para outra. Confira as guitarras mais lendárias de todos os tempos!

"Lucy" era o apelido da Les Paul vermelha usada por George Harrison no clipe de "Revolution", que foi passada adiante para ninguém menos que seu amigo Eric Clapton. O slowhand usou esse mesmo instrumento para tocar a versão de estúdio de "While My Guitar Gently Weeps" com os Beatles.

Igualmente lendária é a "número 1" de Jimmy Page, outra Gibson Les Paul Standard, fabricada em 1959, foi amplamente utilizada durante o início dos anos 1970 no Led Zeppelin. Pouca gente sabe que Page comprou o instrumento de Joe Walsh, guitarrista dos Eagles. Modelos iguais fabricados no mesmo ano são vendidos atualmente por centenas de milhares de dólares.

OUÇA OS MAIORES GUITARRISTAS DE TODOS OS TEMPOS NA RÁDIO UOL

Jimmy Page

Jimmy Page toca sua Les Paul no Led Zeppelin ao lado do vocalista Robert Plant

Mais uma Gibson Les Paul Standard que entrou para a história foi a que pertencia a Joe Perry, do Aerosmith, e foi vendida ao icônico cabeludo de cartola Slash, do Guns N' Roses. Assim como Keith Richards, dos Rolling Stones e pai de Jack Sparrow nos cinemas, transmitiu sua guitarra do mesmo modelo para Bernie Marsden, do Whitesnake.

E por fim, há mais uma Les Paul famosa que teve não menos do que três donos ilustres: foi de Peter Green, do Fleetwood Mac, passou para Gary Moore, do Thin Lizzy, e foi parar finalmente com Kirk Hammet, do Metallica.

Mas talvez a mais lendária de todas tenha sido a Fender Stratocaster, que foi literalmente incendiada no palco por Jimi Hendrix, no Miami Pop Festival de 1968. Algum tempo depois, Frank Zappa recebeu os restos do equipamento, conseguiu restaurá-la e a usou no disco "Zoot Allures", de 1976.

OUÇA OS MAIORES RIFFS DA HISTÓRIA

André Cáceres
Rádio UOL

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música