Topo

Histórico

Categorias

Village Vanguard, 80 anos: relembre os 5 maiores momentos da casa lendária

UOL Música

08/04/2015 19h36

village vanguard

Uma das casas de shows mais importantes da história da música é o Village Vanguard, que completa 80 anos em 2015. O local foi palco para shows memoráveis de jazz, com artistas como Miles Davis, Thelonious Monk, Modern Jazz Quartet e Stan Getz, além de ter sido escolhido para a gravação de álbuns seminais com performances inesquecíveis.

Desde 1935 na ativa, o espaço criado por Max Gordon começou com apresentações de humor e poesia, mas logo passou a abrigar também músicos do folk. Com a ascensão do jazz moderno nos anos 40, o gênero se popularizou e começou a predominar no Village. Em 1957, a casa de show se tornou um clube de jazz e começou a cavar sua tradição. O resto é história.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O MELHOR DO JAZZ NA RÁDIO UOL

village vanguard 2

Já no ano da conversão do Vanguard em um recinto de jazz, Sonny Rollins foi o responsável pelo primeiro registro ao vivo de lá. "A Night at the Village Vanguard" foi gravado e lançado em 1957, dando ares de local sagrado para os fãs do estilo.

A performance de John Coltrane em "Live at the Village Vanguard", lançado em 1962 e gravado no ano anterior, talvez não tenha sido à altura de sua lenda. No entanto, "Live at the Village Vanguard Again!" ajuda a fomentar a mística do clube por ter sido o último lançamento ao vivo de Coltrane ainda com vida, em 1966. O gênio faleceu no ano seguinte.

"Sunday at the Village Vanguard" é o singelo nome de uma gravação de Bill Evans, outro frequentador ilustre e costumeiro da casa, em um domingo de junho de 1961. O desempenho, com direito a interpretações de músicas de Miles Davis e Cole Porter, rendeu o que é tido até hoje como um dos melhores álbuns ao vivo da história do jazz, posicionado frequentemente entre os mais importantes registros de todos os tempos.

O lendário pianista McCoy Tyner, que já acompanhou ícones como John Coltrane, George Benson, Sonny Rollins e Donald Byrd foi responsável por um dos muitos momentos memoráveis do Vanguard. Em 1997, ele gravou o álbum "McCoy Tyner Plays John Coltrane: Live at the Village Vanguard", no qual ele interpreta composições clássicas do mestre Coltrane. O material foi lançado apenas em 2001.

Ainda hoje o lugar resgata seu clima charmoso e nostálgico e muitos artistas buscam o palco do Village Vanguard para apresentações especiais e gravações de material ao vivo. É o caso de "Live at the Village Vanguard", registro ao vivo do trio de Marc Ribot, artista conceituado no meio alternativo e conhecido por transitar do jazz ao rock, gêneros notoriamente distintos, com uma naturalidade impressionante.

André Cáceres
Rádio UOL

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música