Topo

Histórico

Categorias

Back in Black faz 35 anos: saiba como o AC/DC fez seu maior álbum

UOL Música

24/07/2015 23h27

ACDC1

O álbum de hard rock mais vendido da história completa 35 anos neste sábado (25). Com estimadas 50 milhões de unidades vendidas, "Back in Black" do AC/DC não só transformou o rock, como também a vida de um cantor praticamente aposentado e deu novo rumo a uma banda derrotada pela morte de um companheiro.

Antes de mais nada, clique aqui para ouvir "Back in Black", do AC/DC

A banda australiana ficou fora da mídia e, recentemente, passou por dois episódios tristes. Primeiro pela doença do guitarrista Malcom Young, diagnosticado com demência e atrofia cerebral, que o afastaram do grupo. E como se não bastasse, em seguida  o baterista Phill Rudd foi condenado por ameaças de morte e posse de metanfetamina e maconha.

Ainda assim a banda continua com uma obra consistente. O último trabalho foi o elogiado "Rock or Bust" e segue com formação nova fazendo turnê pela Europa, com possibilidade de seguir para a América do Sul. Ou seja, tudo continua mais ou menos no mesmo ritmo das últimas quatro décadas.

O fato é que, mesmo com grandes conquistas posteriores, "Back in Black", foi o auge da carreira do AC/DC e o maior álbum da história do rock pesado. A Rádio UOL não podia deixar de lado o aniversário de 35 anos deste clássico e preparou um especial contando toda a história, além de algumas curiosidades. Divirtam-se!

APRENDA O QUE É ROCK OUVINDO TODOS OS SUCESSOS DO AC/DC

UMA APENDICITE QUE VALEU A PENA

Antes de ser vocalista do AC/DC, Brian Johnson formou a banda de glam-rock Geordie em 1972, em Newcastle, no norte da Inglaterra. O grupo fez sucesso na década de 1970 e conseguiu gravar quatro discos nesse período.

Brian Johnson

Numa noite qualquer, durante um show no início da década de 70, o vocalista foi acometido por uma crise aguda de apendicite no meio da apresentação, sendo obrigado a cantar deitado, alternando as letras das músicas com urros de dor.

A "performance" certamente chamou a atenção de todos os presentes. Mas por obra do destino o vocalista da banda de abertura era o então obscuro Bon Scott, que viria a ser vocalista do AC/DC durante a primeira fase da banda.

Anos depois, Scott, já como vocalista do AC/DC, comentou com o guitarrista Angus Young que havia visto "esse tal de Brian Johnson, ele é ótimo! Ele estava no chão, chutando e gritando, que atuação!". Mal sabia o garoto de boina que um dia a apendicite salvaria sua vida…

TRAGÉDIA

A morte de Bon Scott, em fevereiro de 1980 pegou todos de surpresa. É claro que o vocalista do AC/DC era maluco, isso todos sabiam. Mas numa noite de bebedeira, o cantor passou do ponto e foi ajudado por um conhecido, que o deixou dormindo no banco do carro. No dia seguinte, Bon foi encontrado desacordado e declarado morto a caminho do hospital. Exames apontaram que o músico morreu asfixiado no próprio vômito.

Bon Scott

SALVO DA APOSENTADORIA!

Após flertar com o sucesso, a  banda de Brian Johnson, Geordie, acabou não engrenando. Sem esperança, o vocalista estava prestes a se aposentar dos palcos e procurar um emprego formal. Até que em 1980, após a tragédia com Bon Scott, um convite para fazer uma audição com o AC/DC animou o cantor novamente.

Após testarem outros candidatos sem muito sucesso, os guitarristas Malcolm e Angus Young se lembraram dos comentários de Bon Scott sobre a "atuação" fenomenal de Brian na turnê com o Geordie. E o resultado todos sabem. O posto de vocalista do grupo voltava a ficar ocupado.

Brian Johnson assumiu o posto e terminou a produção do que viria a ser "Back In Black". Prontamente, escreveu as letras que faltavam para as canções já iniciadas e participou da composição do que faltava. Bon Scott já havia feito algumas letras, mas Brian preferiu começar tudo do zero e dar sua própria cara ao trabalho inteiro.

Logo em seguida, em abril, a banda embarcou para as Bahamas, onde passaria o mês seguinte gravando o álbum. As gravações foram feitas em clima de nervosismo. Todos tinham medo do futuro e não sabiam como o público reagiria ao primeiro trabalho sem o antigo vocalista.

Lançado menos de seis meses após a morte de Bon, "Back In Black" superou todas as expectativas e rapidamente chegou ao primeiro lugar nas paradas britânicas e emplacou a banda no top 40 americano pela primeira vez, com o single de "You Shook Me All Night Long".

O álbum continuaria vendendo bem para sempre, chegando às 50 milhões de cópias vendidas, o maior feito de um disco de rock pesado na história.


ACDC4

PÉROLAS DO ÁLBUM

Os famosos sinos infernais que dão as caras logo no início de "Hells Bells" marca o lançamento da nova formação da banda. A música crua, símbolo do grupo, vem acompanhada de uma voz que lembra a do antigo vocalista, mas põe personalidade e força ao tema.

Praticamente todas as faixas do álbum viraram hinos para os fãs do AC/DC. "Shoot to Thrill", "What You Do For Money" e "Let Me Put My Love Into You" preparam o terreno para o que vem a seguir.

A música "Back in Black" sempre será a mais lembrada da banda australiana e transmite todo o poder do rock and roll. Três acordes levam a obra para solos e passagens memoráveis, que se transformaram em objeto de estudo a todos que já sonharam em ser rockstars.

Na sequência, "You Shook Me All Night Long" dá o tom de como fazer uma balada com atitude, nunca perdendo a batida firme do então baterista Phill Rudd, a base segura de Malcom Young e toda a criatividade e charme de Angus Young.

"Rock And Roll Ain't Noise Pollution" fecha o disco e é, curiosamente, a melhor música do Back in Black. Com um início semelhante à canção "The Jack", do primeiro disco da banda, em 1975, a pegada lenta caminha para um ritmo acelerado. O riff forte encaixa na voz aguda de Brian Johnson, que fecha o álbum com a frase "Rock and roll é apenas rock and roll".

Tem como ser mais AC/DC do que isso?

Rodolfo Vicentini
Rádio UOL

 

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música