Topo

Histórico

Categorias

RZO lança clipe em parceria com produtora de “Cidade de Deus”

UOL Música

24/06/2016 17h24

RZO

Um dos nomes mais importantes da história do hip-hop paulistano, o RZO interrompe um hiato de 12 anos com a música "Paz Em Meio Ao Caos". O videoclipe da nova faixa, lançado nesta sexta-feira (24), é o primeiro trabalho inédito do grupo formado por Sandrão, Helião, Negra Li, DJ Cia e Calado, desde sua separação em 2004.

Além de marcar o retorno criativo do RZO, o vídeo traz duas parcerias históricas, uma musical, com os ícones do rap da década de 90 Bone, Thugs & Harmony e outra cinematográfica, com a produtora O2, responsável por longas como "Cidade de Deus" (2002) e "Ensaio Sobre a Cegueira" (2008), além de séries como "Cidade dos Homens" (2002) e "Filhos do Carnaval" (2006).

Como é de se esperar em se tratando de uma parceria com a O2, o clipe tem produção de cinema e roteiro de curta-metragem. É o reflexo da paixão de Sandrão pela sétima arte. "Venho trabalhando com o lado de cinema desse 1999, dentro da ECA, na USP", conta o fundador do RZO.  "Sempre gostei de conhecer as ramificações do cinema nacional, pessoas da produção".

E foi daí que veio a aproximação com a O2 e o diretor Paulinho Caruso, responsável pelo vídeo. O elenco inclui figuras ilustres como os atores Milhem Cortaz ("Tropa de Elite", "Carandiru") e Marcos 'Kikito' Junqueira ("Cidade de Deus", "Tropa de Elite 2"), além do o apresentador e vocalista do Ratos de Porão João Gordo e dos rappers DBS e Ice Blue, do Racionais MC's.

Já a parceria com o Bone Thugs & Harmony aconteceu durante a visita do grupo norte-americano ao Brasil em 2015. Além de uma participação RZO no show, o encontro rendeu as cenas usadas no clipe, filmadas na favela do Paquetá, em Pirituba, Zona Oeste de São Paulo.

O trabalho ao lado do grupo norte-americano traz de volta a memória dos anos 90, década em que tanto o RZO quanto a cena hip-hop paulistana se consolideram.

"O especial dessa época era principalmente os shows, em locais bem maiores do que hoje. E é claro, a presença do (antigo parceiro, morto em 2003) Sabotage e de grupos como SNJ, Concreto, o Consciência Humana e Sistema Negro", relembra DJ CIA.

E se o passado traz boas lembranças, o futuro é promissor para o RZO. O grupo está em estúdio finalizando o próximo álbum, que marca a volta definitiva. Em fase de finalização, o álbum promete uma versão atualizada do som que consagrou o grupo.

DJ Cia antecipa que apesar da presença internacional, o trabalho, ainda sem nome, vai ser marcado por elementos da música brasileira. "Já trabalhei com artistas da MPB como Caetano Veloso, Seu Jorge e Elza Soares. Isso é bom para aprender outras fórmulas para inserir no rap e deixar ele mais musical".

O grupo pretende fazer mais vídeos explorando a linguagem do cinema, quatro faixas devem virar videoclipes no mesmo espírito de "Paz Em Meio Ao Caos". Sandrão conta que um dos diretores cotados para o próximo clipe é Beto Brant, cujo longa "O Invasor" revelou como ator o antigo parceiro do RZO, Sabotage.

Estaremos aguardando!

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música