Topo

Histórico

Categorias

Filipe Lancaster fala sobre o programa Login Gospel

UOL Música

03/07/2012 20h05

Nesta quarta-feira (04) estréia na Rádio UOL o programa Login Gospel, que apresentará todas as semanas o melhor da música cristã de vários gêneros, com linguagem simples, leve e jovem.

A apresentação fica a cargo do cantor Filipe Lancaster, revelação no cenário pop gospel que já fez participação na novela Rebelde. Segundo Filipe, o programa "veio para revolucionar", justamente por não apelar para o discurso panfletário e por querer agradar a todos.

A idéia é promover o poder positivo da música. Inclusive para um público não evangélico. "Nós queremos atingir a todos com a mensagem", diz Filipe. "O pessoal acaba buscando Deus através da música".

Veja o que mais Filipe Lancaster disse à equipe da Rádio UOL sobre o Login Gospel, sobre sua carreira e sobre o cenário musical.

RÁDIO UOL – Conte um pouco sobre sua carreira. Qual é o seu histórico no cenário gospel e o que você anda fazendo hoje em dia?

FILIPE LANCASTER – Comecei cedo na igreja, frequento desde que eu nasci. E lá o pessoal começa a tocar muito cedo. Comecei tocando bateria, mas como tem muito baterista nas igrejas, meu pai sugeriu que eu tocasse violão.

A partir dos 14 anos, comecei a compor. Nesse meio tempo morei nos EUA e aprendi muito, porque tinha aulas de música na escola todos os dias. Então assim que eu voltei, disse "pai, estou pronto" e gravei meu primeiro single, aos 17 anos.

Com 20, gravei meu CD, que é o que eu estou trabalhando agora, numa pegada pop-rock. Tem sido ótimo!

RÁDIO UOL – E o programa? Qual é a idéia básica e o diferencial do Login Gospel?

FILIPE LANCASTER – Na minha opinião, o programa veio para revolucionar, porque vai rolar muita simplicidade, um bate papo bacana, sem muita religiosidade. Vai ser bem natural, para mostrar a palavra de Deus de forma simples.

Já colocamos na programação muito pop, mas também músicas mais lentas, soul, black… Vai rolar de tudo, mas só o melhor. Quem não gosta de um estilo musical, vai ter a oportunidade de ouvir o melhor desse estilo para poder mudar de idéia.

Também teremos convidados, pessoas do meio musical gospel, que vão vir contar suas histórias, como cresceram na igreja, como mudaram de vida. Com certeza vão tocar a vida dos ouvintes também.

A idéia é agradar a todos os públicos, desde senhoras até jovens, leigos, todo mundo. E tudo isso com muito bate-papo. Estou muito empolgado, o programa vai vir com tudo!

RÁDIO UOL – Na sua opinião, qual é a diferença entre os cenários gospel e secular?

FILIPE LANCASTER – São bem diferentes. Hoje o gospel é o segmento musical que mais cresce no Brasil e o pop ainda é bem forte nesse meio, enquanto que na música secular o sertanejo está em alta.

Além disso, o público gospel é mais fiel, em todos os sentidos. Inclusive, a gente diz muito que comprar CD pirata além de ser contra a lei também é pecado. E é claro, a mensagem também é diferente. No meu caso ela é a mais simples possível, para atingir os jovens.

RÁDIO UOL – Existe então um comprometimento maior do público com o artista gospel?

FILIPE LANCASTER – Acho que sim! E vice-versa também, porque o artista gospel não se vê como uma estrela. A gente vai nas igrejas, convive diretamente com o público, conversa com as pessoas, fica lá com elas após os shows. Para nós, o artista é um instrumento de Deus quando está cantando, mas depois é uma pessoa como qualquer outra .

RÁDIO UOL – A música gospel já consegue atingir o público que não é evangélico?

FILIPE LANCASTER – Sim, bastante! É o que nós queremos, atingir a todos com a mensagem. O povo precisa disso. Tem aquela música "Entra Na Minha Casa", que diz "Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas". Todo mundo precisa ouvir isso de vez em quando, todo mundo passa por alguns dias de dificuldade.

RÁDIO UOL – E quais são suas dicas musicais? Podem ser gospel ou de artistas seculares que falem sobre Deus ou tenham uma mensagem parecida.

FILIPE LANCASTER – Dos nacionais, eu escuto e curto Thales Roberto, que está bombando com DVD novo, André Valadão, Livres Para Adorar, que está vindo com tudo, o Ton Carfi, que tem um CD novo chamado "Revolução"… E dos gringos, Hillsong e TobyMac.

De artistas seculares que regravaram músicas gospel, dá para destacar o Luan Santana, que gravou "Conquistando o Impossível", o Belo, que gravou "Noites Traiçoeiras", o Pixote gravou "Faz Um Milagre em Mim"…
E também o Rosa de Saron, que é um grupo católico que toca tanto nas igrejas como em rádios seculares e regravou algumas coisas.

RÁDIO UOL – Já que você citou o Rosa de Saron, como é a relação entre os artistas evangélicos e os católicos?

FILIPE LANCASTER – É muito bom. As pessoas acham que existe uma rixa, mas não é verdade. Recentemente o Padre Fábio de Melo e a Pastora Ludmila Ferber foram no programa do Faustão e cantaram uma música juntos. Afinal, a mensagem que nós queremos passar é de paz, do bem e do amor, que é o que Deus nos ensina.

Um lado inclusive ouve e grava a música do outro. Os CDs dos Padres Fábio de Melo e Marcelo Rossi tem músicas gospel regravadas, então estamos em casa, está tudo tranquilo!

OUÇA A EDIÇÃO DE ESTRÉIA DO PROGRAMA LOGIN GOSPEL

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música