Topo

Histórico

Categorias

COQUETEL: "A música até que é legal, mas..."

UOL Música

03/10/2012 11h42

Em 1993, assisti ao clipe de uma banda que o riff inicial soou familiar, como se eu conhecesse a música há muito tempo. A letra dizia:

"Won't someone give me a gun?
Oh well it's for my brother
Well he writes the line wrote down my spine
It says "Oh do you believe in love there?"

 
Tinha acabado de conhecer "The Drowners," do Suede. De imediato virei fã da banda. O passo seguinte foi escutar o disco inteiro. Por mais bizarro e estranho que isso pareça hoje, nos anos 90 existia locadora de CD. Em Piracicaba tínhamos cinco boas.

Logo na primeira música estava o hino "So Young." Na sequência, vinham "Animal Nitrate" e "She's Not Dead." Um pouco mais adiante "Pantomime Horse," "Sleeping Pills," "Breakdown" e "Metal Mickey." Era certo que Brett Anderson havia estudado pela cartilha Bowie e Morrissey.

O disco, para minha felicidade, era excelente. Mérito também ao guitarrista Bernard Butler. Johnny Marr, ex-The Smiths, o elogiava abertamente.

 Eram dois homens ou duas mulheres que se beijavam na capa? Não ficava claro. Os precipitados profetizaram: "São dois homens. A música até que é legal, mas é banda de viado." O visual andrógino, a postura de palco rebolativa e algumas declarações ambíguas de Anderson sustentavam a dúvida: "I'm a bisexual man who never had a homosexual experience." Assista ao clipe abaixo e você entenderá a afirmação:

 
Na imagem são duas mulheres. A dúvida foi esclarecida pela fotógrafa Tee Corrine, autora do registro. A foto faz parte do livro Stolen Glances: Lesbians Take Photographs, de 1991, editado por Tessa Boffin e Jean Fraser.

Na época do lançamento li sobre a história. Além de locadora de CD em Piracicaba também era vendido o semanário inglês Melody Maker. Obviamente as edições chegavam com dias de atraso. Se considerarmos que nos anos 90 o acesso às informações vindas de fora era bem difícil, estar até vinte dias atrasado era estar no lucro. Durante muito tempo li as edições que minha professora das aulas de inglês comprava.

 
Em 2011, a obra do Suede foi relançada em edição de luxo. Todos os discos passaram a ser triplos. No primeiro está o registro original remasterizado. No segundo estão raridades e sobras de estúdio. E os clipes de cada período, apresentações ao vivo e entrevistas ficaram para o DVD. A primeira vez que vi a foto da capa completa foi quando meu Suede, homônimo de estreia, chegou.

 
Sempre esperei para assistir a banda ao vivo e no dia 20 de outubro ela fará apresentação única em São Paulo. Esta é a primeira vez que o Suede virá ao Brasil e não tenho dúvida que será pura celebração. Da admiração que surgiu há quase duas décadas no show em que estarei na plateia cantarei o mais alto que os pulmões aguentarem "Oh do you believe in love there?".

Lex, Leandro Borghi, é designer gráfico, diretor de arte da Revista Trevo, escreve para o Dezcapas.wordpress.com, produz e apresenta a dose_INDIE há três anos.

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música