Topo

Histórico

Categorias

Crítico e repórter Jean-Yves de Neufville exalava música até pelo telefone

UOL Música

24/01/2013 18h04

Jean_Yves NeufvilleVinícius Mesquita
Do UOL, em São Paulo

Entre os veteranos críticos e fãs de rock, o jornalista Jean-Yves de Neufville provavelmente era considerado um fã incondicional do estilo. Eu próprio, que estou longe de ser um garotão, associava o nome de Jean aos seus textos publicados na revista Bizz, o "Google do rock" dos adolescentes brasileiros durante a década de 1980.

Duas décadas depois, precisamente em 2003, conheci o Jean pessoalmente quando criei a revista Jazz+. Para a minha surpresa, o Jean roqueiro era um apaixonado pelo jazz. Logo que descobriu a primeira edição nas bancas tratou de me procurar para oferecer seus serviços. Aceitei sem pestanejar.

Quando debatíamos as pautas pelo telefone era possível escutar, ao fundo, bem baixinho, a trilha sonora de nosso bate papo. O tocador de músicas de sua casa (CD, vitrola, iPod?) produzia sons de Chet Baker, Bill Evans e outros notáveis do jazz. Nunca atendi a um telefonema do Jean cuja música de fundo não fosse jazz.

Quando a Jazz+ deixou as bancas definitivamente, em 2008, nosso contato enfraqueceu. Mas entre todas as matérias publicadas pelas 18 edições da revista, considero a reportagem sobre a vida do saxofonista Charlie Parker, escrita por Jean, a melhor de todas.

Sem ele por perto, o jazz fica mais pálido e triste. Sem Jean, falar ao telefone já não tem mais a mesma graça. Valeu cara, saudades!

Ouça aqui o piloto inédito do programa "Jazz à La Carte", que o crítico Jean-Yves gravou para a Rádio UOL em 2007:

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música