Topo
Blog UOL Música

Blog UOL Música

Categorias

Histórico

3 DE FEVEREIRO DE 1959 – “O Dia Em Que a Música Morreu”

UOL Música

03/02/2014 16h31

Há 55 anos o rock and roll vivia sua primeira grande tragédia. Após um show em Clear Lake, Iowa, EUA, os cantores Buddy Holly, Ritchie Valens e J. "The Big Bopper" Richardson morriam num desastre de avião.

Apelidado de "o dia em que a música morreu", o evento marcou toda uma geração, sendo citado em filmes como "American Hot Wax" (1978), "The Buddy Holly Story" (1978) e "La Bamba" (1987), e no sucesso de 1971 "American Pie", do cantor Don McLean, regravado por Madonna em 2000.

OUÇA BUDDY HOLLY, RITCHIE VALENS E THE BIG BOPPER NA RÁDIO UOL

Mais do que uma simples tragédia, a data marcou o fim da era de ouro do rock and roll. O gênero  já estava desfalcado: no final de 1957, Little Richard havia renegado a carreira musical para se tornar pastor evangélico. No ano seguinte, Jerry Lee Lewis cairia em desgraça após se casar com uma prima de 13 anos de idade e Elvis Presley seria convocado para o serviço militar.

Com a morte repentina de Holly, Valens e Richardson então, foi como se três pregos entrassem de uma vez no caixão do rock. A partir daí, o estilo passaria por uma fase árida, marcada por ídolos adolescentes inofensivos, que se encerraria apenas em 1964, com a conquista da América pelos Beatles e outros grupos ingleses.

Montagem/Divulgação

 

Aos 22 anos, o texano Buddy Holly  já havia se tornado um dos primeiros artistas a compor, gravar e produzir seus próprios discos, o que lhe prometia uma longa carreira. Além disso seria uma das principais influências para a geração britânica que revolucionaria a música pop nos anos 60.

Os Beatles tiraram seu nome ("os besouros") da banda de apoio de Holly, The Crickets ("os grilos"), além de terem se inspirado nele quando decidiram compor suas próprias canções. Um dos primeiros sucessos dos Rolling Stones foi um cover do cantor, "Not Fade Away". Sem falar na banda The Hollies, outro grande sucesso inglês da década.

Ritchie Valens, morto aos 17 anos, era um dos novos nomes que surgiam no cenário pop da época. Conhecido por clássicos como "La Bamba" e "Donna", foi o primeiro astro chicano do rock, vindo a inspirar gerações de músicos hispânicos nos Estados Unidos. Sua vida foi retratada no filme "La Bamba", de 1987.

O menos lembrado dos três, J.P. "The Big Bopper" Richardson, era um carismático disc jockey  e compositor que já havia escrito hits para outros artistas e se lançara recentemente como cantor com a divertida "Chantilly Lace".

Richardson já era conhecido por façanhas como ter quebrado o recorde de permanência no ar, quando discotecou numa rádio por 5 dias seguidos em 1957 e em 1958 criaria um dos primeiros videoclipes da história, para "Chantilly Lace".

Relembre esses três grandes nomes da era de ouro do rock and roll

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Mais Blog UOL Música