Topo

Histórico

Categorias

Cara ou coroa? Grandes nomes da música e seus alter egos

UOL Música

09/04/2014 05h00

Marina Tonelli
Do UOL, São Paulo

Todo mundo tem um lado desconhecido e como diria Capital Inicial: 'O que você faz quando ninguém te vê fazendo ou o que você queria fazer se ninguém pudesse te ver?'.

Nós, meros mortais, só nos libertamos quando estamos solitários. No caso dos famosos, essa outra face – muitas vezes estranha – cria vida e se transforma em um alter ego, um personagem que serve para substituir, ou complementar, a personalidade "oficial" do artista.

Confira alguns grandes nomes que transcenderam a própria personalidade:

Miley Cyrus / Hannah Montana

Hannah Montana

A polêmica cantora de 21 anos nem sempre dançou twerk por aí. Pelo contrário. Miley Cyrus se tornou musa teen ao protagonizar o seriado 'Hannah Montana' no Disney Channel. Na série, a cantora fazia papel de uma garota simples que a noite se transformava em uma super estrela pop.

No caso de Miley, o alter ego era o contrário do que costuma ser: Hannah Montana, apesar de famosa, continuava 'certinha' – afinal de contas, seguia o padrão Disney.  E o impacto foi tanto, que para se desvincular da imagem da personagem, a cantora demonstrou um lado provocativo e, anos mais tarde, radicalizou ao cortar as madeixas bem curtas, chocando até mesmo os fãs na nova fase "rebelde".

David Bowie / Ziggy Stardust

ziggy-stardust-david-bowie-1972

O músico, que dispensa apresentações, sempre foi reconhecido por seu visual futurista e, muitas vezes, bizarro. Porém, foi com Ziggy Stardust que o camaleão do rock chegou ao topo e conquistou o mundo da música.

Ziggy, um ser de outro mundo vindo a Terra para salvá-la, era vaidoso e sedutoramente chamativo com seu cabelo vermelho sangue. Inclusive, foi o marciano que eternizou o raio maquiado no olho de Bowie na capa do disco "Aladdin Sane". E a influência de Ziggy Stardust foi tamanha em David Bowie que o cantor, com medo da loucura, resolveu abandonar o alter ego enquanto ainda era tempo.

Beyoncé Knowles / Sasha Fierce

sasha-fierce-i-am-tour

Antes de assumir carreira solo, a queridinha do presidente dos Estados Unidos e esposa de um dos homens mais influentes no cenário do hip-hop internacional, fez parte de um trio pop chamado "Destiny's Child".  Mas a diva pop queria muito mais espaço no cenário da música mundial e deste desejo surgiu Sasha Fierce.

O alter ego criado pela cantora nos palcos, teve direito a um cd duplo e inúmeros singles que alcançaram o Billboard Hot 100 como "Single Ladies (Put a Ring On It)", "If I Were a Boy","Ego", "Diva" e  muitos outros. Em seu alter ego, Beyoncé apostava em figurinos excêntricos, como, por exemplo, uma roupa com diversos espelhos.

Gorillaz

gorillaz_render_by_imind_dsg-d3c8blp

A banda virtual criada pelo líder da banda Blur, Damon Albarn entrou para o Guiness ao atingir a marca de 7 milhões de cópias vendidas em seu primeiro álbum. E o que chama atenção no Gorillaz é a estética de seus personagens – pensados por Jamie Hewlett, um dos criadores da HQ Tank Girl – e o estilo musical alternativo, muitas vezes influenciado pela música eletrônica.

Composta pelos personagens: 2D, Murdoc, Niccals, Noodle e Russel, a banda investe em uma estética surreal em seus clipes e conta apenas Damon Albarn como um integrante "fixo".  As músicas são criadas em parceria com vários outros artistas, o que ressalta a característica diferenciada da banda.

Lady Gaga / Jo Calderone

Nick-Knight-Joe-Calderone-1

A cantora por si só já é uma personagem, mas resolveu inovar ao criar um alter ego de seu alter ego. Confuso, né? Mas nada surpreendente quando falamos de alguém que já usou até mesmo um vestido feito de carne para ir a uma premiação.

Jo Calderone é o alter ego masculino de Lady Gaga e surgiu, pela primeira vez, para um ensaio fotográfico para a edição japonesa da Vogue Hommes. Reapareceu em um estilo a la Johnny Cash no clipe de "You & I", sendo  – pasmem – o par romântico da cantora.

Gerard Way / Party Poison

Party Poison

O ex-líder da extinta banda My Chemical Romance se formou em Artes Visuais, mas sua carreira na música ganhou muito mais espaço do que no mundo das artes plásticas.  O lado artístico, entretanto, nunca deixou de influenciar a banda de alguma forma. Com figurinos diferenciados e álbuns conceituais, estava claro que Way tinha vários alter egos que criavam todas aquelas histórias macabras abordadas em seus discos.  Mas foi no quarto e último que este alter ego ganhou nome, figurino oficial e até mesmo uma HQ.

Party Poison era um justiceiro em meio a uma era apocalíptica em meados de 2019, com direito a armas de raio laser, radio pirata e confrontos no deserto. Criativo, né? Os cabelos e roupas pretas da banda foram substituídos por uma chuva de cores em um estilo bem cartunesco.

Madonna / Dita Parlo

Madonna

A diva do pop é conhecida por manter o reinado em seus 30 anos de carreira, e não é de hoje que suas apresentações dão o que falar por onde passam. Lá nos anos 90, Madonna rodou o mundo com "The Girlie Show" após ser extremamente criticada pela mídia com o lançamento do disco "Erotica", mas nada foi capaz de conter o aparecimento de um dos alter egos mais polêmicos da música.

Dita Parlo era uma dominatrix que simulava orgias e provocava com cenas de homossexualidade durante os shows. Surgia soberana com trajes de couro e chicote em um espetáculo que envolvia dançarinas burlescas, pole dance e trechos da bíblia.

Kiss – Kiss
Kiss
Criada no auge da onda glitter da década de 70, a banda misturou as tendências teatrais de David Bowie e Alice Cooper com o espírito das histórias e quadrinhos, ganhando assim o coração da juventude. Na realidade, o Kiss levou a idéia dos personagens ainda mais longe do que seus antecessores, se recusando a aparecer em público sem maquiagem durante a primeira fase da carreira.

No início, o quarteto seguia a tendência andrógina de outras bandas da época, mas logo perceberam que precisariam de algo mais radical. Criaram assim os personagens que marcariam a formação clássica do grupo: o guitarrista Paul Stanley era "The Starchild" ("Filho das estrelas" ou "Criança estelar"), o baixista Gene Simmons era "The Demon" ("O Demônio"), o guitarrista Ace Frehley era "The Spaceman" ("o Homem Espacial") e o baterista Peter Criss "The Catman" ("O Homem Gato").

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

3 Comentários

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

marcelofacosta

Faltou os da Christina Aguilera: Baby Jane e Madam X.

Geneci Junior

Eu tava esperando aparecer o Eminem e o Slim Shade, que teve até o seu próprio desenho animado: The Slim Shade Show

Blog UOL Música