Álbum de estréia dos Rolling Stones saía há 50 anos
Há 50 anos a maior banda de rock and roll do planeta lançava seu primeiro álbum.
No Reino Unido, onde saiu primeiro, o disco se chamou simplesmente "The Rolling Stones", enquanto a edição dos EUA ganhou o nome "England's Newest Hitmakers".
Representando bem a identidade da banda em sua primeira fase, o álbum é formado basicamente por covers de clássicos do Rhythm & Blues como "Route 66", famosa nas versões de Nat King Cole e Chuck Berry, "Carol" do mesmo Chuck Berry e "Walking The Dog" de Rufus Thomas. De Mick Jagger & Keith Richards havia apenas a balada "Tell Me".
A versão norte-americana também trazia a versão de "Not Fade Away" de Buddy Holly, primeiro single dos Stones a entrar no top 5 britânico, no lugar de "Mona" de Bo Diddley.
OUÇA NA ÍNTEGRA O PRIMEIRO ÁLBUM DOS ROLLING STONES
Se por um lado o álbum de estréia dos Rolling Stones não apresenta toda criatividade e inovação que eles viriam a demonstrar poucos anos depois em composições próprias como "Satisfaction", "Paint It Black" e "Jumpin' Jack Flash", o potencial já está todo ali.
Na reinterpretação abrutalhada da música negra norte-americana estão as bases da identidade musical que a banda estabeleceria dali em diante e da revolução roqueira da década de 60. Logo em seguida viriam bandas como The Animals, The Kinks, The Yardbirds, The Who e muitas outras que, cada uma à sua maneira, criaram algo novo a partir das bases do blues após o empurrãozinho dado pelos stones.
OUÇA OS MAIORES CLÁSSICOS DOS ROLLING STONES NA PLAYLIST DA BANDA
Era o início de uma jornada de meio século de sucesso, que ainda não tem data para terminar.
Relembre o especial que a Rádio UOL produziu em 2012 comemorando os 50 anos da fundação da banda:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.