Topo

Histórico

Categorias

Wilson Teixeira mescla poesia urbana à moda caipira

UOL Música

12/08/2014 14h04

Natrural de Avaré (SP), Wilson Teixeira está produzindo novo disco, o segundo independente, após

Natural de Avaré (SP), Wilson Teixeira está produzindo novo disco, o segundo independente, após "Almanaque Rural!
Crédito: Elisa Espíndola

Marcelino Lima
Colaboração para o UOL*

O cantor e compositor Wilson Teixeira fará neste mês de agosto quatro apresentações no SESC de Bertioga, todas a partir das 21h30. A primeira ocorreu nos dias 5,  e as demais serão nos dias 12, 19 e 30, sendo que na última, cantará com "As Galvão", dupla de sucesso do cancioneiro de raiz. O violeiro já é bastante conhecido pelo público da entidade, pois são frequentes os convites para que se apresente tanto naquele espaço à beira mar, quanto em palcos das demais unidades paulistas. Autor do álbum independente "Almanaque Rural", de 2007, Wilson Teixeira nasceu em Avaré (SP), mas reside em São Paulo. Por onde passa, entretanto, pavimenta uma das promissoras e proeminentes carreiras entre os novos talentos que se dedicam à viola caipira de dez cordas. Em suas composições, poesia e melodia comungam com elementos das mais genuínas tradições brasileiras, mesclando o caipira e o urbano em arranjos que passeiam entre a toada e o folk e por vários outros ritmos.

Esta qualidade misturada ao seu carisma pessoal e à excelência  em várias técnicas de afinação do instrumento, invariavelmente, são chamarizes para atrair e formar as plateias que prestigiam seus shows, os quais sempre rendem lotações significativas. Wilson Teixeira já conta seguidores fiéis em diversas cidades paulistas e de outros estados, soma mais de 1.300 amigos em seu fã clube virtual, e a cada cantoria desperta novos admiradores. São pessoas de todas as idades que trata com atenção e respeito, sempre se disponibilizando para uma foto, um autógrafo, uma prosa, um café.

A crítica também já se deu conta do talento dele e acolheu com elogios o primeiro disco. "Almanaque Rural" foi pré-selecionado para o Prêmio TIM de Música, em 2009. Agradou, ainda, os jurados do 3º Prêmio Rozini de Excelência de Música de Viola. Wilson Teixeira, então, recebeu a estatueta relativa à categoria "Disco Solo" em junho de 2013, no Memorial da América Latina (SP). A noite gala teve direito a show de Almir Sater e contou com a presença da rainha Inezita Barroso.

Wilson Teixeira e Sarah Abreu em participação no programa em tributo a Cascatinha e Inhana, no Sr. Brasil Crédito: Marcelino Lima

Wilson Teixeira e Sarah Abreu em participação no programa em tributo a Cascatinha e Inhana, no Sr. Brasil
Crédito: Marcelino Lima

O sucesso do álbum também abriu as portas de outras casas e teatros de renome além do SESC. Em 29 de abril, ele foi uma das atrações da Festa Folk + Brasil promovida pelo Bourbon Street (SP), ocasião em que se apresentou ao lado de Renato Teixeira e do filho do autor de "Romaria", Chico Teixeira. Lá estiveram, ainda, entre outros amigos de estrada, Tuia Lencioni, Jonavo, Bezão e Walter Bini. A Secretaria de Estado da Cultura o selecionou para as Viradas Culturais Paulistas do Interior de 2012 e 2014, realizadas, respectivamente, em Indaiatuba e em Americana. Em setembro de 2011, apresentou-se com o Ivan Vilela no projeto "Violas Paulistas", do SESC Pompeia. Bertioga o recebeu em março de 2013 para o show "Tributo a Tonico & Tinoco". Em junho deste ano, antecedeu a apresentação de Geraldo Azevedo no arraial do Esporte Clube Pinheiros.

Apresentadores de televisão baluartes da cultura popular e de atividades do meio rural já o levaram repetidas vezes para diante das câmeras. Entre eles destacam-se o "Sr.Brasil" Rolando Boldrin (TV Cultura), e Tavinho Ceschi, comandante do "Dia Dia Rural", noticioso de agronegócios que faz parte da grade do canal Terra Nossa, vinculado ao Grupo Bandeirantes.  Em 13 de julho, Wilson Teixeira tocou e cantou para os seguidores do programa "Terra da Padroeira", da TV Aparecida; ainda pela TV Cultura, participou do "Mosaico Especial João Pacífico". Pela Rede Vida, o avareense fez "Vida Melhor", e pela Canção Nova, "Papo Aberto com Gabriel Chalita".

Sobre as idas ao "Sr. Brasil" vale a pena comentar: em duas ocasiões Wilson Teixeira visitou Boldrin acompanhado por parceiros de outros projetos dos quais participa, paralelos à carreira solo. Em maio, ao lado de Sarah Abreu, emocionou a plateia relembrando sucessos da dupla Cascatinha e Inhana. A gravação ainda não foi transmitida e, portanto, segue inédita. Já em outubro de 2013, a TV Cultura exibiu a passagem do grupo "4 Cantos" pelo acalentado palco onde Boldrin realça artistas consagrados e dá impulso para que inúmeros novatos conquistem um lugar ao sol. O vídeo com as imagens nas quais toca "Trem de Verão", dele e Adílson Casado, no qual aparece acompanhado pelos demais integrantes do quarteto — Cláudio Lacerda (São Paulo), Luiz Salgado (Patos de Minas/MG) e Rodrigo Zanc (São Carlos-Araraquara/SP) — desde então vem sendo bastante visualizado pelos internautas.

Wilson Teixeira (de xadrez), os parceiros Rodrigo Zanc, Claudio Lacerda e Luiz Salgado, do 4 Cantos, com Rolando Boldrin. Crédito: Marcelino Lima

Wilson Teixeira (de xadrez), os parceiros Rodrigo Zanc, Claudio Lacerda e Luiz Salgado, do 4 Cantos, com Rolando Boldrin.
Crédito: Marcelino Lima

Wilson Teixeira também inclui clássicos de raiz e regionais nos repertórios que monta. Assim, brinda os ouvintes, por exemplo, com preciosidades de Pena Branca e Xavantinho, Renato Teixeira, e da dupla "Coração do Brasil" — os irmãos Tonico e Tinoco, para os quais formatou outro projeto exclusivo. A obra das "Irmãs Galvão", que estarão com ele em Bertioga neste mês, também são constantemente visitadas. Outra referência para Wilson Teixeira é o amigo Cláudio Lacerda, autor de "Canta que é bonito", que estará em seu segundo CD. O novo trabalho já vem sendo confeccionado e deverá conter, ainda, músicas defendidas em inúmeros festivais pelo país, entre os quais o certame de Tatuí realizado em 2011. Naquele ano, Wilson Teixeira se sagrou campeão e recebeu o prêmio de melhor intérprete com "No último pé do pomar".

Para saber mais sobre e fazer contatos com Wilson Teixeira visite o site, o canal , o twitter e a página. Há informações disponíveis, ainda, no blog Loira Dobem.

*Marcelino Lima é jornalista e escreve no blog Barulho de Água Música sobre música caipira, de raiz, tradicional, regional e outros gêneros

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música