Topo

Histórico

Categorias

Fundador do Departamento de Música da USP lança primeiro disco autoral

UOL Música

20/10/2014 17h58

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

O Maestro Olivier Toni está se preparando para lançar "Só Isso e Nada Mais", o primeiro disco da carreira, com diversas composições feitas entre 1956 e 2012. Apesar de seus 88 anos repletos de histórias, ele nunca havia compilado suas obras em um álbum. "Sempre fui compositor, mas escrevi muito pouco porque me preocupei muito mais com meus alunos, em formar grandes músicos", conta ao UOL.

Além de fundar a Orquestra Sinfônica Jovem de São Paulo, a Escola Municipal de Música, a Orquestra de Câmara de SP, a Orquestra Sinfônica da USP e a Orquestra de Câmara da USP, ele também foi responsável pelo início do departamento de música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, e deu a aula inaugural da faculdade para alguns poucos alunos, entre eles a cartunista Laerte.

"As minhas aulas eram uma reunião da música com a filosofia", explica o Maestro. "Comecei a estudar teoria muito cedo, depois o fagote. Tive professores extraordinários e pude fazer uma reflexão sobre o que representa a música na sociedade", afirma, demonstrando por que fez uma revolução tão grande no ensino artístico brasileiro.

CLIQUE AQUI E OUÇA O MELHOR DA MÚSICA ERUDITA NA RÁDIO UOL

"Os cinco alunos que lutei tanto para ter no começo da Escola Municipal de Música hoje se tornaram 2500 inscritos esse ano", diz, com orgulho. "Já a Orquestra de Câmara de São Paulo projetou a música para todo o estado, talvez todo o Brasil", revela.

O CD veio somente agora pois ele não está mais otimista com a produção musical em geral. "Cada vez mais acredito que não dê para fazer mais nada de novo. Está cada vez mais impossível criar música", lamenta ele, que critica o modelo teórico de doze notas musicais em uma oitava, por não permitir trabalhar com todo o espectro sonoro. "Eu não aceito isso porque gosto de criar".

"A música que nós escutamos é a coisa mais desafinada que podemos ter. Mas nós nos acostumamos com ela e parece certo", acrescenta o Maestro. Em meio às suas ponderações, ele arremata o pensamento: "a música é muito superior à matemática e à física. É uma pena que os músicos não se interessem por isso".

O lançamento do disco "Só Isso E Nada Mais", do Maestro Olivier Toni será neste dia 21 de outubro, no Sesc Consolação, às 21h, com Claudio Cruz, maestro e violinista, regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de S. Paulo e Paulo Álvares, pianista e professor de piano na Escola Superior de Música de Colônia, na Alemanha.

André Cáceres
Rádio UOL

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música