Topo

Histórico

Categorias

"Tim Maia" estreia na próxima quinta (30); veja clipes exclusivos

UOL Música

23/10/2014 10h00

Estréia na próxima quinta-feira (30) "Tim Maia", cinebiografia do ícone homônimo da música brasileira. Rodado nos EUA e no Brasil, o filme dirgido por Mauro Lima ("Meu Nome Não é Johnny") e estrelado pelos atores Robson Nunes e Babu Santana, aborda os 58 anos de vida do cantor morto em 1998, se concentrando na fase inicial de sua carreira, dos anos 50 aos 70.

Depois de fazer sucesso em livros e no teatro, a vida de Tim chega ao cinema com grandes expectativas. Talvez o filme mais esperado da onda nacional de cinebiografias musicais iniciada com "2 Filhos de Francisco" (2005) e representada recentemente por "Gonzaga, de Pai Para Filho" (2012), "Somos Tão Jovens" (2013) e "Não Pare Na Pista" (2014), "Tim Maia" será lançado em 600 salas de todo o Brasil.

O projeto de R$ 10 milhões, que usou como ponto de partida o livro "Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia", de Nelson Motta, foi encabeçado desde o início pelo produtor Rodrigo Teixeira, que já trabalhou em produções nacionais de renome como "O Cheiro do Ralo" e no cultuado independente norte-americano "Frances Ha".

"É uma imensa responsabilidade produzir um filme sobre a vida de um ícone como Tim Maia. Para mim é uma honra e ao mesmo tempo um grande desafio".  diz Teixeira, que deu entrevista exclusiva à Rádio UOL.

OUÇA O MELHOR DE TIM MAIA NA RÁDIO UOL

Rádio UOL – A idéia de adaptar a vida de Tim para o cinema partiu de você mesmo ou chegou a você?

Rodrigo Teixeira – O projeto me foi apresentado pelo João Vicente de Castro e desde sempre fiquei muito entusiasmado. Visualizamos no mesmo projeto uma forte empreitada artística – afinal estamos falando de Tim Maia – com perspectivas comerciais promissoras. Desenvolvemos o projeto com base no livro do Nelson Motta, mas também com muita pesquisa. E, naturalmente, as contribuições foram vindo. Primeiro com o roteiro da Antonia Pellegrino e do Mauro Lima. Depois a própria direção do Mauro. Um projeto de cinema é sempre muito vivo, mesmo quando estamos tratando de uma biografia. E falar do Tim Maia é um desafio, pois é muita história para contar, muitos causos para relatar. Mas é um prazer imenso, pois além de um gênio musical, propiciou histórias maravilhosas e engraçadas.

Rádio UOL – Por que vocês optaram por utilizar dois atores no papel principal, Robson Nunes e Babu Santana? Houve um trabalho conjunto com os dois na construção do personagem?

Rodrigo Teixeira – Na verdade, fizemos alguns testes. Havia uma lista de nomes que poderiam ser interessantes e tinha o desafio de retratar 5 décadas. Quando encontramos o Robson e o Babu, veio a certeza de que poderiam ser dois atores, cada um representando momentos específicos da vida do Tim. Eles desde sempre foram muito complementares na construção desse personagem. Então o trabalho de direção do Mauro, junto da Maria Silvia [Siqueira Campos), nossa preparadora de elenco, foi o de aproximar os dois atores/ personagens. Mais do que cada um buscar uma representação particular do Tim Maia (nunca quisemos trabalhar com imitações), o objetivo era fazer com que os dois atores conseguissem fazer uma transição fluida e natural.

Rádio UOL – Na sua visão, o resultado final é fiel ao livro do Nelson Motta? Foi preciso tomar liberdades poéticas para transformar a história original em filme? O livro "Até parece que foi sonho" do Fábio, cantor e braço direito de Tim também foi utilizado?

Rodrigo Teixeira – Como disse anteriormente, fizemos um trabalho muito grande de pesquisa. Nosso objetivo nunca foi fazer um filme fiel ao livro do Nelsinho, e sim o melhor filme possível sobre a vida do Tim Maia. Então muita coisa foi incorporada e outras foram adaptadas. O Cauã, por exemplo, leu o livro do Fábio e trouxe alguns elementos do livro para a construção do personagem.

Rádio UOL – A parte americana do filme foi filmada nos EUA? Como foi a reconstituição histórica?

Rodrigo Teixeira – Sim, foi inteiramente filmada nos EUA. Por lá, há menos intervenções contemporâneas nas ruas, no mobiliário, no próprio cenário que nos foi apresentado. Isso, de certa maneira, nos trouxe mais liberdade de fimagem.

OUÇA OS GRANDES TEMAS DO CINEMA NA RÁDIO UOL

Rádio UOL – O filme também visa o mercado internacional? Já existe algo fechado neste sentido?

Rodrigo Teixeira – Nossas energias agora estão no lançamento no Brasil, em 30/10. É muita expectativa e estamos muito curiosos (ainda que confiantes) no desempenho do filme. Achamos que vai ser um grande sucesso e que todos irão gostar. A RT Features tem um braço internacional cada vez mais forte (vide a carreira de Frances Ha, uma de nossas produções). Então vamos, com calma, fazer o melhor mapeamento para a circulação do filme.

Rádio UOL – De quais cinebiografias musicais vocês mais gosta? Você vê alguma delas como referência para "Tim Maia"?

Rodrigo Teixeira – "Bird" sempre foi uma referência. O filme do Clint Eastwood consegue de maneira muito bonita e cativante apresentar o Charlie Parker tanto para aqueles que já conheciam a sua obra, quanto para aqueles que nunca tinham ouvido falar nele.

Rádio UOL – Quais músicas de Tim Maia são mais importantes na trama? Qual é sua favorita pessoal?

Rodrigo Teixeira – Toda a trajetória musical do Tim Maia é importante para o filme, claro. Passamos por diversos momentos pessoais na vida do Tim, mas sempre relacionado ou impulsionado, pela relação com a música (a ida para os EUA e o contato com a Soul Music, por exemplo; ou mesmo a fase Racional, de muitas experimentações). No filme, "Ela Partiu" tem uma participação definitiva. Confiram nos cinemas e vão entender! Uma de minhas favoritas é "Você" (que está no filme).

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música