Topo

Histórico

Categorias

Relembre as mais marcantes músicas já feitas para causas humanitárias

UOL Música

24/11/2014 07h29

 

Paul Simon, Kim Carnes, Michael Jackson e Diana Ross em cena do clipe da música

Paul Simon, Kim Carnes, Michael Jackson e Diana Ross em cena do clipe da música "We Are the World". Crédito: Reprodução

Após o reggae que fala sobre a crise do ebola que o programa Reggae Raiz mostrou, a Rádio UOL relembra outras ocasiões em que a música se uniu a causas humanitárias.

Uma das canções mais famosas com esse cunho é "We Are The World", composta em 1985 por Michael Jackson e Lionel Ritchie, e que foi apresentada ao mundo pelas vozes de mais de 40 grandes ídolos da música pop, como Tina Turner, Bob Dylan e Cyndi Lauper.

No mesmo ano, vários ícones da MPB como Gilberto Gil, Tim Maia, Rita Lee e Chico Buarque, o movimento Nordeste Já, contra a seca que assolava a região, que foi praticamente uma versão nacional de USA For Africa.

Ainda em 1985, outro grupo enorme de grandes estrelas se reuniu para gravar "Do They Know It's Christmas?", uma canção para angariar fundos contra a fome na Etiópia, da qual participaram nomes como o sempre presente Bono Vox, o ex-vocalista do Led Zeppelin Robert Plant e Chris Martin.

Desde então, vários artistas se uniram em prol da humanidade. "Sunday Bloody Sunday" foi apenas uma das incursões nos problemas sociais que o U2 fez ao longo da carreira. A banda de Bono Vox e The Edge também se apresentou com o Green Day com a faixa "The Saints Are Coming", em uma ação em apoio às vítimas do furacão Katrina, em 2006.

Escrita por John Lennon e Yoko Ono e lançada em 1971, "Happy Xmas (War is Over)" foi o resultado de anos trabalhando pela paz. Esse também foi o slogan das campanhas do casal em protesto ao envolvimento dos Estados Unidos no Vietnã, que se espalhou por diversas cidades do mundo inteiro em forma de cartazes.

Também na onda das causas humanitárias, o My Chemical Romance e o The Used gravaram em 2005 juntos a faixa "Under Pressure", do Queen, em prol das vítimas do tsunami  que atingiu o sul da Ásia em 2004.

Agora, a música "Africa Stop Ebola" conta com a composição de nomes como  Tiken Jah Fakoly e Kandia Kora, artistas da Guiné, além do rapper Didier Awadi, e outros músicos de todo o continente.

É muito importante que os músicos continuem engajados para transmitir uma mensagem de positividade e de esperança. Se não há como resolver todos os problemas, pelo menos essa é a forma de levar um pouco de alegria para o mundo.

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música