Topo

Histórico

Categorias

Vai ao show do Foo Fighters? Conheça 10 projetos de Dave Grohl

UOL Música

21/01/2015 12h05

Crédito: Francisco Longa/T4F

Crédito: Francisco Longa/T4F

Um dos ícones da música atual e conhecido por ser o cara mais gente fina do rock mundial, Dave Grohl volta a o Brasil após quase três anos para uma série de shows com o Foo Fighters. O grupo toca em Porto Alegre nesta quarta-feira (21), em São Paulo na sexta (23), no Rio de Janeiro no domingo (25) e em Belo Horizonte na próxima quarta (28), encerrando a passagem pela América Latina em Bogotá, na Colômbia. Entenda melhor a carreira do músico conhecendo os diversos projetos musicais dos quais ele já participou.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O MELHOR DO NIRVANA

1- Mission Impossible

Dave Grohl mal tinha saído das fraldas quando formou suas primeiras bandas. Antes chamada Freak Baby, a Mission Impossible ainda tem gravações disponíveis na internet, e os membros que remanesceram foram os que fizeram o grupo evoluir para o Dain Bramage, a primeira banda com certa relevância do jovem Dave.

2- Dain Bramage

Muito antes de ganhar qualquer projeção, Dave Grohl já era ativo na cena underground americana. Em 1985, ele formou o Dain Bramage, uma banda de punk rock que se tornou reconhecida em Washington e chegou a lançar o álbum "I Scream Not Coming Down", além de esconder diversas pérolas nas fitas demo que ainda circulam pela internet.

3- Scream

Em meados dos anos 80, o então jovem e anônimo Dave Grohl era louco para "ver o mundo". Ele tinha apenas 17 anos, mas mentiu a idade para fazer um teste como baterista da banda de hardcore punk Scream. Para sua surpresa, ele foi aceito e, entre 1986 e 1990, participou das turnês do grupo, viu o mundo e, de quebra, conheceu dois novos amigos em um show: Kurt Cobain e Krist Novoselic.

4- Nirvana

Esse encontro rendeu um convite para Grohl assumir as baquetas do que viria a ser talvez o maior fenômeno da década de 90. Com Dave na bateria, o Nirvana lançou "Nevermind", em 1991, e "In Utero", em 1993, não só popularizando o movimento grunge de Seattle mas também elevando o gênero a outro patamar, quebrando as barreiras do mainstream. Porém, a rápida ascensão deu lugar a um fim repentino e trágico com o suicídio de Cobain.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O MELHOR DO FOO FIGHTERS

5- Foo Fighters

O fim do Nirvana não foi suficiente para pôr ponto final à já sólida carreira de Dave Grohl. Ele já havia escrito músicas próprias – e afirma que o próprio Kurt as ouvira e aprovara meses antes de sua morte – e, no mesmo ano, deu o pontapé inicial aos Foo Fighters, trocando a bateria pela guitarra e vocais. Em 1995, o disco homônimo de estreia seria lançado, já obtendo sucesso logo de cara.

6- Probot

Punk, grunge, alternativo… o que faltava no currículo de Dave Grohl? Isso mesmo, o metal. Em 2004, o astro lançou um de seus inúmeros projetos paralelos, o "Probot". O disco continha 12 faixas, com participações dos vocalistas favoritos dele, que, segundo o músico, o influenciaram desde a adolescência. Entre os nomes, figuram Lemmy Kilmister, do Motörhead, Max Cavalera, ex-Sepultura, Cronos, do Venom, e até Jack Black, do Tenacious D.

7- Them Crooked Vultures

Não contente com entrar para a história do rock com o Nirvana e obter um sucesso expressivo e duradouro com o Foo Fighters, Dave Grohl formou em 2009 o Them Crooked Vultures, talvez seu projeto secundário mais relevante. Além dele na bateria, o baixo foi assumido por ninguém menos que o ex-Led Zeppelin John Paul Jones e a guitarra ficou a cargo de Josh Homme, frontman do Queens of the Stone Age.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR "THEM CROOKED VULTURES"

8- Participações em discos

Como se não bastasse, Dave Grohl já colaborou em discos de diversos outros músicos. Ele assumiu a bateria na faixa "Goodbye Lament", single do álbum solo do guitarrista do Black Sabbath Tony Iommi em 2000; esteve presente em todo o álbum "Songs for the Deaf", do Queens of the Stone Age, de 2002, além de participar do álbum "Heathen", de David Bowie e do "With Teeth", do Nine Inch Nails.

9- Produções

O EP "If You Have Ghost", da banda macabra Ghost foi produzido em 2013 por Dave Grohl, e reza a lenda que ele tocou com a banda em alguns shows – mas não há como ter certeza, pois os integrantes tocam mascarados. O fato é que sua carreira como produtor não é novidade, e já em 1992 ele produziu o álbum homônimo do King Buzzo. O disco de estreia do Foo Fighters também foi assinado por ele.

10- Parcerias épicas

Em 2003, ele participou de uma homenagem a Joe Strummer tocando com Bruce Springsteen, Elvis Costello e Steven Van Zandt. Mas a lista de parcerias épicas dele é extensa e conta com os ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr, os ex-Led Zeppelin Jimmy Page e John Paul Jones, os membros remanescentes do Queen, o ex-Pink Floyd Roger Waters, o ex-Creedence John Fogerty, além de ter se apresentado com Red Hot Chili Peppers, Joan Jett, Rush, Jack White, Lars Ulrich (Metallica), Slash e Eddie Vedder (Pearl Jam).

Ou seja, ele conhece todo mundo e é adorado por todos. Dave Grohl vem para o Brasil e traz todo seu carisma. Quem vai aos shows deve aproveitar esse ídolo que está de passagem por terras tupiniquins!

André Cáceres
Rádio UOL

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música