Topo

Histórico

Categorias

Criador de hits de Xuxa e Tim Maia, Michael Sullivan faz 65 anos

UOL Música

09/03/2015 08h26

michael sullivan

O que Xuxa, Tim Maia, Roupa Nova e o palhaço Bozo tem em comum além do sucesso? A resposta é o toque de midas de Michael Sullivan. Com uma longa carreira que começou nos anos 60, Sullivan foi um dos responsáveis pela cara do pop brasileiro da década de 80.

Sozinho o ao lado do então parceiro Paulo Massadas, compôs sucessos do calibre de "Me Dê Motivo" (Tim Maia) e "Whisky a Gogo" (Roupa Nova) e infindáveis clássicos do universo infantil como "He Man" e "Uni-Duni-Tê" (Trem da Alegria), "Lua de Cristal", "Parabéns da Xuxa" e "Brincar de Índio" (Xuxa), além de "Criança Esperança" (Os Trapalhões).

Nesta segunda-feira (09), aproveitamos o aniversário de 65 anos de um dos maiores hitmakers da história da música brasileira para relembrar alguns dos maiores nomes com quem ele trabalhou.

Roupa Nova
Uma das primeiras produções de peso de Michael Sullivan foi o quarto disco de estúdio do Roupa Nova, que trouxe um dos maiores hits da banda: "Whisky a Go Go", tema da novela "Um Sonho a Mais". Além desse, mais três álbuns do grupo teriam o trabalho de Sullivan.

Tim Maia (1985)
Uma de suas melhores produções é o álbum "Tim Maia", de 1985, do qual ele tem a coautoria de uma das faixas, "Leva", e é o produtor responsável pelo LP lançado dez anos após a fase racional do síndico da música brasileira.

xou da xuxa

Xuxa
A rainha dos baixinhos teve muitos discos trabalhados por Sullivan, desde seu terceiro registro de estúdio, "Xegundo Xou da Xuxa", de 1987, até "Xuxa 2000", de 1999. A cantora lançou religiosamente um disco por ano, todos com participação do produtor Michael Sullivan.

Angélica
A apresentadora Angélica teve na carreira musical muitos de seus trabalhos assinados por Michael Sullivan, sendo o primeiro deles em 1992, e o último apenas em 1999. Grande parte de sua carreira teve participação dele, incluindo faixas como "Big Bom", "Ciúme" e "Toque de Magia".

Bozo (1986)
Isso mesmo! O palhaço Bozo lançou um disco, em 1986, cheio de faixas de títulos duvidosos como "Vai, Vai, Cavalinho", "Bilu, Bilu", "Bitoca no Nariz" e "O Gatinho do Vizinho". A produção é de Michael Sullivan.

paquitas

Paquitas (1989)
Se Michael Sullivan produziu boa parte da carreira de Xuxa, é natural que tivesse produzido os três primeiros discos lançados pelas Paquitas, entre 1989 e 1995, que foi a fase de maior sucesso comercial do grupo.

Paquitos (1990)
Além das Paquitas, ele foi produtor dos Paquitos, que não chegaram a ter tanta popularidade quanto sua versão feminina, mas emplacaram um álbum assinado por Sullivan em 1990.

Wanderlea (1989)
Não só de discos infantis e de celebridades da TV que ele sobreviveu. A musa da Jovem Guarda também recorreu aos seus serviços para o álbum homônimo de 1989 que trazia hits como "Caso Sério" e "Me Ame ou Me Deixe".

Chrystian & Ralf (1991)
A primeira incursão de Michael Sullivan no universo sertanejo foi com a dupla Chrystian & Ralf em 1991, no disco que tinha "Basta Um Olhar", "Minha Estrela é Você" e "Uma Canção Pra Nós Dois".

Mais Forte Que o Tempo (2013)
A mais recente produção dele é "Mais Forte Que o Tempo", uma reunião de composições clássicas de Michael Sullivan regravadas por Carlinhos Brown, Negra Li, Arnaldo Antunes, Ney Matogrosso, Adriana Calcanhotto, Zélia Duncan e muitos outros nomes.

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música