Topo

Histórico

Categorias

O que U2, Lady Gaga e Sérgio Mendes têm em comum? A resposta é will.i.am

UOL Música

15/03/2015 05h06

william-camera Um dos grandes mestres da música pop atual está completando 40 anos. O músico e produtor will.i.am é conhecido, entre outras coisas, por ser integrante do grupo de pop, dance, hip hop e R&B Black Eyed Peas. Mas o que nem todo mundo se lembra é que ele produziu vários dos artistas mais importantes do planeta, de U2 a Michael Jackson, passando por Lady Gaga e Ricky Martin.

Talvez uma de suas produções mais famosas tenha sido a regravação de "Mas Que Nada" pelo músico brasileiro Sergio Mendes em parceria com os Black Eyed Peas, fazendo um cover do primeiro sucesso da carreira de Jorge Ben Jor, de 1963. O disco "Timeless", de 2006, emplacou essa faixa não só no Brasil, mas internacionalmente, e a fez ficar quase tão conhecida quanto a versão original.

OUÇA WILL.I.AM NA RÁDIO UOL

Outro medalhão produzido por will.i.am é Ricky Martin. O single "Drop It on Me", em parceria com Daddy Yankee, foi assinado por ele e Luny Tunes. A faixa de 2005 também é de coautoria de Will. A canção entrou no álbum "Life", do mesmo ano.

O produtor trabalhou na música "I Am Somebody", do ídolo da guitarra Carlos Santana. Além de produzir, ele também cantou na faixa, que foi lançada no disco "All That I Am", de 2004. Essa foi a primeira experiência de will.i.am com a produção de um artista grande além dos álbuns dele próprio e dos Black Eyed Peas.

OUÇA O MELHOR DO THE BLACK EYED PEAS

O conjunto de funk e R&B Earth, Wind & Fire também se utilizou dos serviços de will.i.am como produtor e cantor. Eles fizeram parceria em duas faixas do disco "Illumination", de 2005, nas quais o artista é creditado também como coautor das canções.

O Zuper Blahq, como ele é conhecido, também tem participação na música "Picture Perfect", do disco "Exclusive", de Chris Brown, um dos trabalhos que ajudaram a alavancar ainda mais a carreira internacional do cantor em 2007.

Se você pensa que a já vasta atuação de will.i.am estava focada nesses estilos, saiba que ele também coproduziu uma das maiores bandas de rock do mundo. A faixa "I'll Go Crazy If You Don't Go Crazy Tonight", do U2, foi assinada por will.i.am, e teve dois clipes, cada um feito por um diretor. Esse trabalho da banda irlandesa estava no disco "No Line on the Horizon", de 2009.

Como se tudo isso não bastasse, will.i.am participou do projeto em homenagem aos 25 anos de "Thriller" de Michael Jackson, o disco mais vendido da história. Ele produziu e participou da regravação de "This Girl is Mine" e "P.Y.T. (Pretty Little Thing)", além de assinar a versão de "Beat It" em que Fergie, sua companheira de Black Eyed Peas, canta com o rei do pop.

Mais recentemente, will.i.am produziu as faixas "Fashion!", do disco "ARTPOP", de Lady Gaga e "Do My Thang", contida em "Bangerz", de Miley Cyrus, ambas em 2013. No mesmo ano, ele foi produtor executivo de "Britney Jean", mais recente trabalho de estúdio de Britney Spears, e assinou hits como "Work Bitch", "Perfume" e "It Should Be Easy", canção na qual ele também cantou.

André Cáceres
Rádio UOL

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música