Topo

Histórico

Categorias

As músicas que invadiram as arquibancadas de futebol

UOL Música

19/03/2015 06h06

Crédito: Marcelo de Jesus/UOL

Crédito: Marcelo de Jesus/UOL

Música e futebol são duas paixões nacionais indissociáveis, e esses dois temas já se cruzaram muitas vezes. Não são poucos os artistas que compuseram músicas para seus times do coração ou que disputaram peladas contra jogadores. Da mesma forma, diversos sucessos musicais transcenderam as ondas do rádio para ganhar nova roupagem nas arquibancadas do Brasil e do mundo.

O exemplo mais notável de canção que invadiu os estádios é "You'll Never Walk Alone", composta por Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II para um musical, mas que acabou sendo adotada pela torcida do Liverpool e por vários outros times após ser regravada pela banda Gerry and the Pacemakers (também de Liverpool) e atingir o topo das paradas britânicas na década de 60. Hoje em dia, os Reds carregam o título da música no escudo do clube e a tem como hino oficial.

gif torcida 1

O sucesso de Tim Maia "Não Quero Dinheiro" foi adaptado para as arquibancadas brasileiras pela torcida do Corinthians e ainda é substituído pela versão futebolística quando reproduzido em público. Outra faixa apropriada pela Fiel é "Amigo", grande hit de Roberto Carlos. Na verdade, somente o começo, que a torcida canta como "Não para, não para, não para".

A faixa "Vou Festejar", de Beth Carvalho é uma das mais pedidas dos estádios. A música composta por Jorge Aragão, Neoci e Dida serviu como hino para a torcida do Atlético-MG, apesar de o coração da madrinha do samba pertencer a outro alvinegro, o Botafogo. O time da estrela solitária, no entanto, tem um outro cântico proveniente da música popular: "O Meu Sangue Ferve Por Você", de Sidney Magal, é o sucesso que embala a comemoração botafoguense nos jogos.

gif torcida 2

Com tanta presença no imaginário popular, os Mamonas Assassinas não poderiam estar de fora dessa lista. É claro que os torcedores brasileiros renderiam homenagens a uma das mais divertidas bandas do rock nacional. Entre muitas, há de se destacar a versão entoada por flamenguistas e colorados para "Pelados em Santos".

Outra canção facilmente escutada nas arquibancadas do sul é "Seven Nation Army", clássico inconfundível da banda de indie blues White Stripes. Muitos reivindicam a ideia de adaptar essa música ao futebol, mas o riff foi cantado em jogos pela primeira vez pelos fãs do time belga Club Brugge, e se internacionalizou após conquistar os italianos na Copa do Mundo de 2006.

gif torcida 3

Mas se tem música que vem do exterior para cá, o Brasil também já exportou músicas que foram usadas nos estádios. Os torcedores do Colo Colo, do Chile, criaram uma versão de "Chora Me Liga", da dupla sertaneja João Bosco & Vinícius, para apoiar a equipe na Libertadores.

Assim como muitas torcidas cantam ao final dos jogos em que saem vitoriosos, esse texto se despede com a marchinha dos anos 40 que já foi interpretada por Wilson Simonal: "O dia já vem raiando, meu bem, e eu tenho que ir embora".

Qual é o grito de torcida que faltou nessa lista?

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música