Adrenaline Mob lança novo EP; relembre os maiores supergrupos do rock
Quando artistas de duas ou mais bandas consagradas se reúnem para compor, gravar e fazer shows, um novo supergrupo está formado. Um dos exemplos mais recentes é o Adrenaline Mob, que está lançando o EP "Dearly Departed".
A banda foi formada em 2011 por Russel Allen, do Symphony X, Mike Portnoy, do Dream Theater e o guitarrista Mike Orlando, que já trabalhou com ninguém menos que Zakk Wylde. Rich Ward e Paul Di Leo completavam a formação original. Você se lembra de outras uniões de astros do rock?
Talvez o primeiro supergrupo de todos os tempos tenha sido criado de maneira totalmente informal e efêmera, mas totalmente inesquecível, em 4 de dezembro de 1956, nos estúdios da Sun Records. Os astros Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley e Johnny Cash se reuniram por puro acaso e acabaram gravando uma sessão improvisada que viria a ser lançada anos depois, com o conjunto sob o nome de Million Dollar Quartet.
A Graham Bond Organization era uma banda de r&b, jazz e blues do início dos anos 60 que contava com o baterista Ginger Baker e o baixista Jack Bruce. Na outra ponta, Eric Clapton já tinha a experiência de ter tocado com os Yardbirds e John Mayall & the Bluesbreakers. Dessa mistura surgiu o Cream, uma das bandas que ajudou a eletrificar o blues, servindo de base para bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, sendo um verdadeiro embrião do hard rock. Clapton ainda viria a formar os supergrupos Derek & the Dominoes e Blind Faith.
Já no início dos anos 70, o rock progressivo ganhou um supergrupo de peso com a formação de Emerson, Lake and Palmer. Keith Emerson, do Nice, era um tecladista extremamente virtuoso; Greg Lake tinha a expertise de ser o baixista do King Crimson; e Carl Palmer, último a entrar na banda, tocou com o irreverente "god of hellfire" Arthur Brown. Essa mescla por pouco não foi incrementada pela entrada de Jimi Hendrix, o que faria o nome da banda ser HELP, mas isso não aconteceu pois os músicos temiam um duelo de egos entre os virtuosos Hendrix e Emerson.
Outro supergrupo nascido na década de 1970 foi formado pelo lendário guitarrista Jeff Beck, ex-Yardbirds e com uma extensa e sólida carreira solo, o baixista Tim Bogert, e o baterista Carmine Appice, ambos conhecidos pelo trabalho no Vanilla Fudge e no Cactus, duas bandas americanas dos anos 60. Carmine também é irmão mais velho de Vinny Appice, baterista do Black Sabbath nos anos 80 e de Ronnie James Dio.
O Asia foi mais uma super banda de rock progressivo que uniu quatro talentos reconhecidos do gênero. No elenco, John Wetton, baixista do King Crimson e Uriah Heep; Steve Howe e Geoff Downes, guitarrista e tecladista do Yes; e o já citado Carl Palmer. Esse é um das poucos grupos galácticos que sobrevive até hoje e, mesmo após várias trocas de membros, mantém quase toda a formação original atualmente, apenas com Sam Coulson na guitarra.
Você já imaginou o mestre do folk Bob Dylan, o ex-Beatle George Harrison e o gênio do rock 'n' roll Roy Orbison juntos? Pois isso foi realidade em 1988! Além deles, Tom Petty, dos Heartbreakers e Jeff Lynne também faziam parte do Traveling Wylburis. O primeiro álbum desse super grupo foi lançado poucos dias antes da morte de Roy Orbison, mas eles chegaram a lançar um novo disco em 1990.
Na virada do século, os ex-integrantes do Rage Against the Machine Tom Morello, Brad Wilk e Tom Commerford uniram forças com o ex-líder do Soundgarden Chris Cornell. Essa fusão deu origem ao Audioslave, que ficou na ativa entre 2001 e 2007 e rendeu três álbuns. Com o fim do super grupo, tanto o Soundgarden quanto o RATM voltaram aos palcos.
Mais uma mistura improvável foi anunciada em 2009, quando o amigão da vizinhança e ex-Scream, Nirvana e frontman dos Foo Fighters Dave Grohl se reuniu com Josh Homme, líder do Queens of the Stone Age e John Paul Jones, baixista de nada menos que o Led Zeppelin. Daí surgiu o Them Crooked Vultures, que lançou apenas um disco homônimo e entrou em hiato.
André Cáceres
Rádio UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.