Topo

Histórico

Categorias

Com disco autoral em italiano, Lulli Chiaro conquista os ouvintes do Brasil

UOL Música

26/03/2015 15h54

lulli chiaro

Em apenas seis meses, o mais recente disco de Lulli Chiaro já alcançou recordes expressivos de vendas e se tornou um dos álbuns mais ouvidos do país. A Rádio UOL conversou com o cantor e explica para você quem é o novo fenômeno da música no Brasil.

Com três álbuns gravados, a carreira de Lulli remonta aos 16 anos de idade, quando compôs seu primeiro hit, a marchinha "Jardim de Infância", materializada na voz do cantor Ronnie Von. No entanto, o músico não deslanchou inicialmente. "Nem minhas namoradas compraram meus discos", brinca Lulli Chiaro, que se viu com dificuldades financeiras e teve de se afastar da música por um tempo.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR LULLI CHIARO NA RÁDIO UOL

Agora ele dá a volta por cima com o lançamento do álbum homônimo que traz 12 faixas inéditas e autorais em italiano. "As línguas portuguesa e italiana são como frutos da mesma árvore. A transmissão da mensagem na música italiana é muito semelhante à brasileira. O sentimento ardente, o romantismo, até a dor de cotovelo", explica o cantor, que usou a temática e língua italiana aliadas à sonoridade brasileira, admitindo até influência flamenca na faixa "E Tutto Piú Di Me".

Outro ponto alto do trabalho se encontra quase no final do álbum, em "Rio Bossa Nova", que evidencia a mescla de elementos da música brasileira com a italiana. "Não tem como abrir mão da nossa brasilidade, seja cantando em inglês, italiano ou russo", afirma o compositor.

Apesar da aposta que vem dando certo, Lulli ainda vê com certa fragilidade a música italiana no cenário nacional. "As canções na língua italiana perderam muito espaço para as músicas em inglês", analisa ele. No entanto, credita seu sucesso recente à lacuna que se abriu nos últimos tempos. "O público tem uma carência por músicas mais maduras, românticas e sentidas. Para ganhar espaço, alguns colegas acabam tentando um caminho mais apelativo e imediatista, mas as pessoas sentem falta desse lado", acredita Chiaro.

Entre as principais influências de Lulli estão nomes tradicionais da MPB como Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Marisa Monte, Djavan, Caetano Veloso, Roberto e Erasmo Carlos, mas pelo fato de ser também produtor e arranjador, ele afirma ter um ecletismo muito grande na hora de escolher referências. Após emplacar 150 mil cópias do álbum "Lulli Chiaro", o cantor pretende gravar mais em italiano e tentar repetir o sucesso.

André Cáceres
Rádio UOL

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música