Topo

Histórico

Categorias

Bono Vox, 55 anos: listamos 5 motivos para amar e 5 para odiar Bono

UOL Música

10/05/2015 00h10

bonovox

(EFE)

Se tem uma palavra que não pode ser usada para definir a reputação do líder e vocalista do U2 Bono Vox, essa palavra é "unanimidade".
Amado e odiado por muitos, o músico e ativista irlandês tem um vasto currículo de virtudes e pisadas na bola.
Para quem não tem opinião formada, a Rádio UOL aproveita o aniversário de 55 anos do astro para listar alguns motivos para amar e odiar o ícone pop.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR OS MAIORES SUCESSOS DO U2

Motivos para gostar de Bono:

Cavaleiro
Por seu trabalho humanitário e sua extensa carreira musical, Bono Vox recebeu o título de cavaleiro honorário da Rainha, ficando ao lado de nomes como Tom Jones, Elton John, Mick Jagger e Paul McCartney.

Ator
Além de astro do rock, Bono Vox já estrelou nas telonas. Tudo bem que ele não figurou em nenhum blockbuster, mas fez parte do elenco de filmes como "De Cabeça Para Baixo" (1999), "O Hotel de Um Milhão de Dólares" (2000) e até mesmo "Across The Universe" (2007).

Caridade
Todos sabem que Bono Vox realiza um intenso trabalho humanitário. Ele participou da campanha Band Aid em 1984, 2004 e 2014, cantando com outros astros internacionais, além de ser uma das celebridades que mais lutam pela erradicação da AIDS e da fome em países subdesenvolvidos.

Multiuso
Bono Vox é a única pessoa do mundo a ser indicada a um Grammy, um Oscar, um Globo de Ouro e um Nobel. Falta o que para o currículo dele? Bola de Ouro da FIFA?

Rock
Querendo ou não, ele é o frontman de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, com importância fundamental na história da música. Com uma carreira de quase 40 anos, o U2 tem trabalhos diferentes o suficiente para agradar gregos e troianos. Do pós-punk angular dos primeiros trabalhos à homenagem à música americana de raiz em "Rattle & Hum" e o pop dançante da década de 90, a banda demonstra uma rara capacidade de se reinventar sem perder a essência.

Motivos para não gostar de Bono:

Disco novo
Oferecer um álbum inteiro gratuitamente é uma ação nobre, mas não quando isso envolve obrigar milhões de pessoas ao redor do mundo a ter seu disco enfiado em seus smartphones sem consentimento. Essa é uma das causas do fiasco de "Songs of Innocence", o mais recente trabalho de estúdio do U2.

Visual ridículo
Os óculos escuros que Bono usa faça chuva ou faça sol são um dos maiores motivos de piadinhas dos haters do cantor. Convenhamos que o estilo de Bono já está mais do que batido, não é?

Mico
Em 1984, Bob Dylan fez uma apresentação em Dublin, na Irlanda, e Bono Vox foi convidado por uma revista local para entrevistar o rei do folk. Depois do papo, Dylan o chamou para cantar "Blowin' In The Wind" – grande sucesso na voz do ex-senador Eduardo Suplicy – com ele no show e Bono não sabia a letra da canção.

Acusação de hipocrisia
O jornalista irlandês Harry Browne é autor de "The Front Man", livro dedicado a criticar Bono Vox por seu apoio ao militarismo norteamericano e ao sistema capitalista, o que segundo ele entraria em contradição direta com seus trabalhos em prol dos direitos humanos.

Nome do U2
O nome da banda é muito ruim. Nem mesmo o próprio Bono gosta do nome "U2", fato que ele admitiu em entrevista, dizendo que a banda já teve outros nomes, como Feedback e The Hype, mas U2 foi sugerido e acabou dando certo.

 

 

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música