Lauryn Hill, 40 anos: entenda por que ela é a maior diva do hip hop
Uma das artistas mais fundamentais do hip hop feminino, Lauryn Hill está completando 40 anos de muitos hits, extravagâncias e talento. A cantora, que foi uma das pioneiras do rap entre as mulheres, é uma diva inegável, tanto para o bem quanto para o mal. A Rádio UOL explica.
Se hoje cantoras como Nicki Minaj e Iggy Azalea fazem sucesso e emplacam hit atrás de hit nas paradas internacionais, uma das principais responsáveis é Lauryn Hill, que foi uma das grandes influências para elas e para outras rappers contemporâneas.
CLIQUE AQUI PARA OUVIR A PLAYLIST "HIP HOP FEMININO"
Claro que o ingresso de mulheres no hip hop ainda é muito dificultado, como as próprias Minaj e Azalea já denunciaram, especialmente por terem nascido fora dos Estados Unidos. No entanto, a americana Lauryn enfrentou esses obstáculos no início dos anos 90 e abriu caminho para que outras mulheres pudessem ter acesso ao mercado do rap.
Lauryn Hill é também uma diva do ponto de vista artístico. Em seu caldeirão de influências, ela mescla o hip hop a elementos de soul, R&B, pop e reggae. Não foi por acaso que ela se destacou pela primeira vez com covers de Bob Marley & The Wailers e Lori Liebermann, ainda com o grupo The Fugees em 1996.
Com a carreira solo, veio o estrelato e o sucesso comercial consolidado. "The Miseducation of Lauryn Hill", de 1998, primeiro trabalho de estúdio da cantora, alcançou o topo das paradas de sucesso internacionais e vendeu 18 milhões de cópias. O CD e é tido como um dos álbuns essenciais da década de 90, rendeu 5 Grammys à artista e foi eleito um dos 500 melhores discos de todos os tempos segundo a Rolling Stone.
Mas essa moeda tem dois lados. Se Lauryn Hill é sensacional como uma diva, ela também consegue ser extravagante como tal. Seu comportamento excêntrico foi uma das características que a fez ter apelo para o público, mas os músicos que a acompanham costumam relatar que isso não é uma persona: Hill é de fato completamente insana.
Jay Gore, ex-guitarrista de apoio de Lauryn, entrou na justiça com um processo contra ela, afirmando que a artista o assediou verbalmente e ainda deve dinheiro pela turnê que ele participou em 2007.
No mesmo ano, a ex-Fugees veio ao Brasil e se apresentou em São Paulo, deixando a plateia enfurecida após quase 2 horas de atraso. A despeito do excelente repertório, Hill não escapou de vaias, mas o motivo da espera foi o mais inusitado: ela alegou estar participando de um ritual religioso.
Em 2013, Lauryn liberou a faixa "Neurotic Society", na qual disparou rimas ásperas contra as mazelas da sociedade. O efeito, no entanto, não foi o esperado, e ela foi acusada de homofobia por Monica Hill, uma escritora americana. Como se não bastasse, no mesmo ano a artista passou quase três meses na prisão por sonegação de impostos.
Como se pode ver, Lauryn Hill tem todos os bônus e os ônus de uma diva, mas não se pode negar sua imensa contribuição para o hip hop e para as mulheres na música. Parabéns, Lauryn!
André Cáceres
Rádio UOL
3 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Musicalmente Lauryn Hill é inegavelmente maravilhosa!
eu estava no show que ela atrasou 2 horas, mas não foi só isso, ela estava péssima no palco, foi uma baita decepção. Decadência total, é lamentável.