Conheça brasileiros que fizeram sucesso tocando em bandas estrangeiras
O rock nacional não apenas foi influente, com nomes como Mutantes, Sepultura e Ratos de Porão, mas também teve músicos que fizeram sucesso emprestando seu talento às formações de bandas estrangeiras. Relembre alguns dos brasileiros que tocaram em grupos de outros países!
Kiko Loureiro
Recentemente o guitarrista do grupo nacional de metal melódico Angra foi convidado a fazer parte do Megadeth, uma banda lendária do thrash metal californiano. Por enquanto, Kiko Loureiro ainda não se apresentou com o grupo, mas já gravou as linhas de guitarra que estarão no próximo registro de estúdio a ser lançado ainda em 2015.
Fabrizio Moretti
Um dos primeiros nomes que vêm à mente quando se fala em músicos brasileiros tocando com gringos, Fabrizio Moretti é baterista dos Strokes desde o primeiro álbum, e já emprestou as baquetas também para projetos de Rodrigo Amarante, do Los Hermanos, e da banda californiana Neon Neon.
Andreas Kisser
Em 2011, o guitarrista e líder do Sepultura Andreas Kisser substituiu Scott Ian nas seis cordas do Anthrax durante a turnê europeia da banda. Além disso, ele tem vários projetos paralelos, entre os quais se destaca o De La Tierra, um super grupo de metal com integrantes de toda a América Latina.
Mario Caldato Jr.
Ele não entrou nessa lista exatamente por ser um instrumentista, mas sim produtor de sucesso brasileiro criado nos Estados Unidos que assinou discos de Beastie Boys, Tone Loc, Beck e Jack Johnson, além de diversos artistas nacionais.
Isabel Monteiro
A banda de dream pop Drugstore, formada em Londres, é liderada pela cantora, compositora e baixista brasileira Isabel Monteiro, que já esteve à frente de cinco álbuns do grupo de 1993 até hoje.
John Cyriis
John Cyriis é o nome artístico de um paulistano radicado na Califórnia que já esteve à frente de uma série de bandas de metal norte americanas. Formou o Sanctuary no início dos anos 80, tocou com Sceptre, Medusa, Abattoir, Vermin e, em 1984, começou o Agent Steel, banda na qual é vocalista até hoje.
Mauricio Defendi
Baixista da formação clássica do Ultraje a Rigor nos anos 80, Mauricio Defendi foi para os Estados Unidos e se uniu ao brasileiro Wagner Geronymo e a três americanos para formar o Emerald Steel, com som bem mais pesado e agressivo do que sua banda de origem.
Tony Fontão
Baterista do Cérbero desde 1980, Tony Fontão é um veterano do thrash metal brasileiro que tocou na banda nova iorquina Leeway entre 1986 e 1990, antes de retornar ao Brasil e formar o Brutal Faith, ativo até os dias de hoje.
Luís Santos
Formada na terra da rainha e dos Beatles, o All We Are é um power trio de Liverpool no qual o guitarrista e vocalista é Luís Santos, um curitibano. A banda toca um boogie psicodélico com influências de música brasileira.
Rodrigo B Vevino
Desde 2012 sob a alcunha Roddy B, o brasileiro substituiu Ian Swift nos vocais do Avenger, banda de heavy metal formada em Newcastle, na Inglaterra. Junto com Iron Maiden, Saxon e Def Leppard, o grupo de mais de 3 décadas fez parte do movimento apelidado de new wave of British heavy metal ("nova onda do metal britânico") que revitalizou o gênero no final dos anos 70 e começo dos 80.
Nina Miranda
A brasileira Nina Miranda foi vocalista da banda londrina de acid jazz e trip hop com influências de samba e bossa nova Smoke City, que acabou em 2002. Desde então, ela colabora com o Shrift, em parceria com o produtor Dennis Wheatley.
André Cáceres,
Rádio UOL
5 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Faltou alguns mais: Andre Matos (Angra, Shaman, Avantasia - também um supergrupo); Pete de Freitas (que tocou com o Echo & the Bunnymen; excelente banda oitentista); Max Cavalera (o fundador do Sepultura; Soulfly, Nailbomb)...
Tem também o Mauro Refosco, percussionista brasileiro membro do Atoms for Peace, que também tem o Flea e o Thom Yorke (Radiohead), e que já colaborou com o Red Hot Chilli Peppers e David Byrne.