Topo

Histórico

Categorias

Lana Del Rey, 30 anos: entenda como a cantora faz polêmica sem abrir a boca

UOL Música

19/06/2015 05h33

Crédito: REUTERS/Mario Anzuoni

Crédito: REUTERS/Mario Anzuoni

Lizzy Grant, May Jailer, Elizabeth Woolridge Grant. Completando 30 anos neste domingo (21), a diva do pop internacional Lana Del Rey já carrega uma boa quantidade de nomes e angariou uma legião de fãs com sua música e também muitos detratores.

Nestes tempos em que as redes sociais entram em polvorosa a cada vez que uma celebridade mete os pés pelas mãos, quase não se ouve declarações de Lana. Ainda assim, seu jeito, sua história e outras circunstâncias em torno da cantora parecem ser suficientes para alimentar as polêmicas.

Separamos alguns dos motivos pelos quais a cantora faz divide opiniões sem precisar abrir a boca.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O MELHOR DE "LANA DEL REY"

Nancy Sinatra
Lana Del Rey se define como uma "Nancy Sinatra gangster", o que faz alguns fãs da filha de Frank Sinatra torcerem o nariz para ela. No entanto, a musa já fez cover de "Summer Wine", da cantora veterana e se saiu muito bem com a canção em um clipe com o ar vintage que já é sua marca registrada.

lana del rey gif

Melancolia e depressão
Alguns críticos dizem que a cantora romantiza a depressão como algo bonito, poético e quase positivo. O pop melancólico, arrastado e blasê de Lana Del Rey é uma de suas características mais evidentes, mas há quem diga que sua melancolia não passa de uma artimanha para atingir um público alvo. O que se encaixa no ítem a seguir:

Pré-fabricada
Os haters também costumam acusar Lana Del Rey de ser uma artista pré-fabricada. Ela já teve diversos nomes e personas. Com o nome de batismo, gravou um álbum chamado "Young Like Me", que nunca foi lançado. Depois, com o nome de May Jailer, chegou a gravar outro álbum, "Sirens", também nunca divulgou, mas que vazou na internet anos depois. E como se não bastasse, tentou um terceiro nome, Lizzy Grant e finalmente lançou em 2008 seu primeiro EP, "Kill Kill", que não obteve sucesso.

lana del rey gif2

A fama veio apenas em 2010 com o atual codinome, Lana Del Rey e o trabalho quase homônimo, "Lana Del Ray". Dois anos depois, "Born to Die" emplacou o primeiro grande hit, "Video Games", cujo clipe viralizou na internet, sendo visto mais de 20 milhões de vezes antes mesmo de o álbum ficar pronto.

A própria cantora admite que o nome veio por meio de seus empresários, que queriam uma artista mais comercial e que Lizzy Grant e Lana Del Rey são a mesma pessoa, e não dois alter egos diferentes.

Moda jovem
Lana Del Rey foi a responsável pela explosão de tiaras de flor que virou moda entre as jovens brasileiras após seu show no Lollapalooza. As críticas desta vez não se resumem a questões de gosto: alguns acusam ela cometer apropriação cultural pór usar cocares indígenas em apresentações.

lana del rey

Saturday Night Live
Ela foi a primeira artista em 13 anos a se apresentar no "Saturday Night Live" sem ter lançado um disco por uma gravadora grande em 2012, e mesmo com um feito desses foi duramente criticada. Muita gente torceu o nariz para sua presença de palco apática e desconfortável. A atriz e cantora Juliette Lewis, por exemplo, disse que "assistir a essa 'cantora' é como ver uma adolescente de 12 anos em seu quarto fingindo que está cantando".

Seja como for, Lana Del Rey aos 30 anos prefere fazer polêmica sem abrir a boca e continua usando apenas seu trabalho para permanecer nos holofotes. Em setembro de 2015, deve lançar "Honeymoon", seu novo álbum de inéditas, cuja faixa-título já foi executada ao vivo com sucesso.

A questão é: numa era em que a música depende cada vez mais da presença nas redes sociais, Lana Del Rey conseguirá manter o posto de diva do pop e continuar discreta ou terá que apelar para golpes de marketing e declarações bombásticas?

Qual é a opinião do leitor?

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

17 Comentários

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Twelv Kun

Tudo nesse mundo é Fake bro Só aceita, vai ficar tudo bem

renatosantiagodf656982433

Belíssima Lana Del Rey.

Blog UOL Música