Conheça o novo álbum de Satriani e ouça 10 álbuns clássicos de guitarristas
Ícone do rock instrumental e um dos maiores ícones vivos de seu instrumento, o guitarrista Joe Satriani está lançando seu décimo-quinto álbum de estúdio, "Shockwave Supernova". Com acompanhamento de integrantes da banda The Aristocrats e do multi-instrumentista Mike Keneally, o trabalho tem recebido elogios da imprensa especializada.
O UOL Música Deezer aproveita o momento para analisar o trabalho e indicar outros 10 álbuns clássicos instrumentais de guitarristas.
Ouça a playlist "Rock Instrumental"
Após anos tocando em bandas com relativamente pouca projeção, Joe Satriani ganhou fama em 1987 com o genial "Surfing With the Aliens", que lhe rendeu duas nomeações para o Grammy: melhor performance instrumental pop, com a música Always With Me, Always With You, e melhor álbum instrumental.
Na sequência, o músico emendou mais dois excelentes discos. "Flying in a Blue Dream" e "The Extremist" o consolidaram como um dos maiores. Além de técnico, a percepção de escolha entre melodias e mudanças de ritmo lhe deram a oportunidade de integrar o Deep Purple durante a turnê japonesa de 1993.
Mesmo com o sucesso e a oportunidade de ocupar o lugar que já havia pertencido a heróis da guitarra como Ritchie Blackmore, Satriani não aceitou continuar no grupo inglês, dando oportunidade ao igualmente talentoso Steve Morse.
Depois disso, no decorrer dos anos, Satriani manteve uma carreira consistente e prolífica, lançando bons trabalhos solo e participando de projetos como o G3 – trio liderado por ele com dois outros ícones da guitarra variáveis, por onde já passaram Steve Vai e Yngwie Malmsteen,por exemplo – e Chickenfoot, banda formada com os ex-Van Halen Michael Anthony e Sammy Hagar.
Ouça o novo disco de Joe Satriani "Shockwave Supernova"
"Shockwave Supernova" deixa claro já nos primeiros segundos que trata-se de um disco de Satriani. A música que dá título ao álbum é boa, mas não é a mais cativante. Crazy Joey poderia ter sido a escolhida. A bateria lenta que inicia a faixa seguida do refrão forte dá um ar empolgante mais semelhante aos trabalhos que o consagraram.
Outro ponto positivo são as passagens mais blueseiras. Satriani coloca seu estilo em San Fracisco Blues, mas se mantém sóbrio, sem apelar para virtuosismos desnecessários. Ficaria até melhor com o vocal por cima, talvez de Sammy Hagar, seu companheiro no Chickenfoot.
Outros bons momentos estão na calma e bonita Butterfly and Zebra e If There Is No Heaven, que se apoia na ótima estrutura harmônica ecoando a sonoridade dos anos 80.
Outras músicas, no entanto são pouco memoráveis A Phase I'm Going Through e Scarborough Stomp, por exemplo, são muitos parecidas entre si e não fariam falta.
Por fim, Goodbye Supernova fecha o álbum, lembrando os longos e melódicos solos de David Gilmour no Pink Floyd.
Mesmo não sendo um clássico na carreira do guitarrista, "Shockwave Supernova" é um bom trabalho que procura explorar diferentes sonoridades. Ao flertar com estilos diversos, o músico se arrisca mas é justamente através da versatilidade que prova ser dos mestres da guitarra contemporânea.
Ouça 10 álbuns instrumentais de guitarristas que não podem faltar na sua discografia e compare com "Shockwave Supernova":
3º Steve Vai – Passion and Warfare
4º Joe Satriani – Surfing With the Aliens
5º Booker T & The MG's (Steve Cropper) – Green Onions
6º Yngwie Malmsteen – Rising Force
7º Steve Howe – The Steve Howe Album
9º Eric Johnson – Ah Via Musicom
10º Kiko Loureiro – Sounds of Innocence
Rodolfo Vicentini
UOL Música Deezer
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.