Topo

Histórico

Categorias

Pianista dialoga com fauna brasileira em lançamento

UOL Música

22/04/2016 21h21

"Casca oca
a cigarra
cantou-se toda"
Matsuo Bashô )

Fabio Caramuru um armistício em tempos de peleja.

Quando a beleza te traga com avidez em um espiral…

Eis que "Cigarra" nos sorve provocando uma queda. A lei da gravidade é fatal para o arrebatamento. Não se luta contra o sublime, apenas cede-se.

E na altura dos nossos próprios pés ao ouvir aquele avanço orgânico e progressão de loops sentimos que o momento tudo nos devolve.

É sensível som tecido em filigrana. O mais delicado tear de mãos alinhavando o vasto tapete verde.

Pausa para a cigarra!!!

Quando a natureza é o coral o tempo e o espaço entram em sintonia. Não há lembrança ou tentativa de antecipação nessa contemplação.

O piano é presença. É unicamente existência. E por efeito nos sentimos gratos por tudo isso. E isso é tudo. E é grande demais.

Ouçam a dimensão meditativa do piano na medida em que ebule a espécie. O tempo vira remanso. E para o segundo um hiato.

Metamorfoseiam-se os grilos, completam-se os vazios e regressa à superfície nossa profundidade.

O poder desse vôo insecta, desse canto afetivo e deste piano veículo de fábula nos induz a trégua.

Emerge o sentir.
E se sentimos, logo existimos.

Ecoa Caramuru
O legado destes momentos é bálsamo para o coração.

Clipe Fabio Caramuru

"EcoMúsica: Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira"

Lançado no final do ano passado, "EcoMúsica: Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira" é um trabalho inédito entre a natureza brasileira e a música. Em "Cigarra", clipe lançado nesta terça-feira (19), o músico, ex-aluno da lendária pianista Magda Tagliaferro, mistura-se com a fauna em clipe gravado longe dos grandes centros urbanos.

Com imagens de Ugo Soares Araújo e direção artística de Babu Baia, o verde abundante do local foi registrado com a ajuda de um drone. A produção executiva de Alexandre Barros e a sonoplastia de José Luiz Costa transmitem a tranquilidade que a faixa propõe.

"Eu utilizei diversos procedimentos, como imitação, contraste, criação de melodia para o canto… e isso não foi de caso pensado, foi uma coisa espontânea", contou o Fábio ao UOL em dezembro de 2015.

O objetivo do músico é valorizar a cultura brasileira. "É sem graça se dedicar tanto à música europeia e deixar de lado essa história e vivência que temos aqui", concluiu.

Emilia Cappi
Colaboração para o UOL

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música