Topo

Histórico

Categorias

LAVOLTA estreia com álbum complexo e porrada sonora; ouça

UOL Música

18/08/2016 18h55

lavolta2

LAVOLTA (esq. para dir): Enzo Pellegrino (bateria), Lorenzo Capelli (vocal), Marco Angelotti (baixo) e João Pedro Cesar (guitarra)

O LAVOLTA decidiu arriscar já no trabalho de estreia. O álbum é dividido em três partes: Escape, Calvário e Remate. "A gente queria fazer uma coisa que fosse diferente, não um juntado de música. Tem uma história", conta o baterista Enzo Pellegrino. "E para formar a ideia teve muito brainstorm antes. Tivemos reuniões que não saíram nada", completa João Pedro, o guitarrista.

A ideia não deixa de ser complexa. "É um processo de amadurecimento do ser, que passa por 3 fases distintas e a gente quis interpretar essas fases de forma diferente, tanto lírico quanto sonoramente. A primeira fase é rebelde, uma segunda é melancólica, percebe que as ações anteriores têm consequências, e a terceira é a sublimação", define Enzo.

Com o nome de "Sublimar", a obra se apoia no sentido do enaltecimento, de passar por dificuldades. Quem chegou ao tema foi o vocalista Lorenzo Capelli, que se baseou, na última parte, nas 5 fases do luto, de Elisabeth Kubler-Ross. As letras são complexas e exploram rimas, aliterações e assonâncias interessantes, que funcionam bem para apresentar o conceito do disco.

Produzido pelo próprio quarteto (o baixista original Paulo Henrique foi substituído por Marco Angelotti recentemente), a banda vai do rock ao pop na medida certa. "As nossas influências são muito variadas. Isso é o mais legal da banda, temos pontos em comum, mas a banda favorita de cada um não é a do outro. O Lorenzo, por exemplo, curte muita música nacional, mas não só rock, ele é fascinado por MPB e Los Hermanos", diz Enzo.

Outra coisa que eles quiseram se aprofundar foi de não colocar figuras de fácil entendimento. "Não é nada mastigado, sabe?", afirma João, antes de pegar o encarte do trabalho. "Isso aqui é como se fosse um guia para você ouvir o álbum. A gente até poupou bastante para não jogar tudo na cara", termina.

Mesmo com um belo trabalho gravado em mãos, o grupo ainda enfrenta dificuldades no meio musical, principalmente com a infraestrutura. "Tem todos os tipos de barreira. Quando a coisa não é comercial, tem a dificuldade de fazer a pessoa parar e prestar atenção. Tem essa parte de chegar nas pessoas, mas também de tocar em locais bons", apresenta Enzo. "O rock é visto de uma forma diferente também. Agora que ele está voltando, mas falta espaço, local para tocar", acrescenta João.

LAVOLTA apresenta o álbum "Sublimar" no sábado (27), no Cult Club Espaço Cultural, na Barra Funda, em São Paulo. A banda Cefa fecha o evento.

Cult Club Espaço Cultural

Quando: sábado (27 de agosto)
Local: Cult Club (Rua Barra Funda, 630)
Horário: 20h
Preço: $20 nome na lista / $25 na portaria
Evento Oficial: https://www.facebook.com/events/1117301515001618/

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música