Topo

Histórico

Categorias

Horário Musical Gratuito brinca com política e música de qualidade; veja

UOL Música

31/10/2016 15h52

André Perine e Patricia Barbosa apresentam o Horário Musical Gratuito (Divulgação)

André Perine e Patrícia Barbosa apresentam o Horário Musical Gratuito (Divulgação)

A cantora Patrícia Barbosa e o músico André Perine desistiram da televisão e apostaram nos computadores e tabletas e celulares. "Nós vemos alguns programas, claro, mas tudo pela internet", conta André. O desanimo com o tradicional aparelho se deu em 2012, nas eleições retrasadas, quando a dupla resolveu fazer um programa na web durante a transmissão do horário eleitoral. "Era sexta-feira à noite quando entrou mais um bando de político prometendo as mesma coisas. Então, pensamos em criar algum programa musical e surgiu o Horário Música Gratuito", lembra Patricia.

A proposta do projeto é simples: entreter e mostrar música de qualidade. "A gente fala que é o melhor da música de acordo com a nossa opinião", brinca André. Como o nome remete à política, o tema não foi deixado de lado. "A gente não fala explicitamente de política. A intenção é politizar pelas músicas que apresentamos", conclui.

Grande responsável pela abordagem é Patrícia, que sabe dar um toque pessoal e interpreta cada canção de acordo com a letra. "Tem o entretenimento e a hora de falar sério. Vai entrar no ar um episódio que cantamos 'Comportamento Geral', do Gonzaguinha, e no finalzinho da música eu falo: 'E a PEC vem aí"', afirma Patricia.

"Não existe artista que não fale de política, a gente não pode deixar de dar um 'pescotapa'. Ainda não descobriram a força da internet, acabando divulgando muito lixo. O dia que as pessoas pararem e começarem a filtrar o que assistem na internet, elas vão perceber que fazem o que bem entenderem", pondera o violonista.

Horario 1

No repertório estão grandes músicas nacionais e internacionais, todas com uma pequena explicação do motivo de ser apresentada no Horário Musical Gratuito. "Tivemos uma semana para levantar o repertório, mas já estamos acostumados, então não foi tão difícil", tranquiliza andré.

Para Patricia, "A gente não tem intenção de agradar a maioria. Não estamos atrás de visualizações, queremos fazer um programa de qualidade". "Já passamos dessa fase de tentar ser pop. Fazemos um programa de música que a gente escolhe, contextualiza e dá uma outra opção para quem quer ouvir música", completa André.

Um dos grandes momentos foi o da faixa "Rainha do Karaokê", da banda Língua de Trapo. "[O compositor da música] Carlos Castelo mandou um recado para nós, falando que sempre quis ouvir a canção na voz de uma mulher. E isso é o mais bacana para a gente", analisa a cantora.

Toda semana, 2 programas vão ao ar do Horário Musical Gratuito e a dupla não vai parar com o fim das eleições. Agora o projeto é contínuo e editado, com mais cuidado na parte de áudio e vídeo. "Fizemos um teste de um programa mais longo e percebemos que as pessoas não assistem ao programa inteiro, então estamos soltando em blocos", termina Patricia.

Rodolfo Vicentini
UMD

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música