Topo

Histórico

Categorias

Vitor Isensee, ex-Forfun e integrante do Braza, lança 2º livro de poemas

UOL Música

25/01/2017 16h01

A Todo Pano Capa 1

"Eu acho que de certa forma não deixa de ser uma continuidade do primeiro, uma extensão do que fiz em 'Vivas Veredas", analisa Vitor Insensee em entrevista ao UOL sobre o livro "A Todo Pano" (Editora Multifoco), o 2º da bibliografia do artista multimídia. Conhecido no meio musical pelo trabalho no Forfun e no Braza, o tecladista e vocalista ainda entrega rascunhos para cada poema do trabalho.

Lançado na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em setembro de 2016, o livro apresenta a vontade de sair pelo mundo, de experimentar e se aventurar, nunca largar a âncora em um determinado local. "Essa temática do explorar a vida, que no fundo é também explorar a questão humana, ela acaba presente nas coisas que eu faço, na minha obra e nos livros e nas músicas do Braza e do Forfun. É uma questão que me acompanha, se jogar e se aventuras nas experiências".

A FALTA

Dentre outras coisas
Talvez seja a Vida
Um grande ato de desapego
Do corpo que envelhece
Do parente que parte
A paisagem que muda
O casamento que acaba
A roupa que rasga
O brinquedo que quebra
O fim da festa
O cão que morre
A expectativa
A falta não é vã
Vã é a revolta contra este fato
Suportamos a falta
E já nada nos falta
A isto me rendo
Deus, obrigado!

Diferente de "Vivas Veredas", lançado em 2012, cada poema do novo projeto vem acompanhado de uma ilustração, sempre em preto e branco, que acaba dando mais sentido a cada verso do livro. "Me deu um estalo de que eu poderia incrementar essa obra criando uma ilustração para cada um desses poemas. Na minha cabeça fez mais sentido do que lançar um segundo livro de poesias. As duas formas de expressão poderiam dialogar, e foi o que eu tentei fazer nesse livro".

"A poesia é a matriz da história, mas ela vem acompanhada das ilustrações. Eu gosto muito de desenhar, pintar, muito mais como um hobby. Mas descobri um processo muito prazeroso em ilustrar essas poesias. A minha ideia é fazer uma mescla de duas expressões artísticas", completa o escritor.

A Todo Pano 2Sempre participativo nas composições das bandas citadas, Vitor utilizou material que acabou não sendo utilizado em músicas, além de outros poemas escritos que tinham alguma estética.

"Quando você começa a trabalhar, percebe que letra de música não de ser uma forma de poesia. O Bob Dylan acaba sendo um exemplo recente, porque ganhou o Nobel de Literatura pelas composições de suas músicas. Mas você tem vários estilos, várias formas. Quando eu comecei a trabalhar o 'Vivas Veredas', descobri  que o buraco é mais embaixo", brinca.

Serviço:

"A Todo Pano"

Autor: Vitor Isensee
Preço: R$40
Páginas: 120
Gênero: Poesia/Ilustração
Informações: www.editoramultifoco.com.br

Rodolfo Vicentini
UMD

Sobre o Blog

Este é o blog oficial do UOL Música Deezer. Com ele, nós da equipe e nossos colaboradores podemos nos comunicar com os ouvintes, sugerindo, informando, divulgando e discutindo tudo que diz respeito ao universo musical. E é claro, ouvindo o que vocês têm a dizer. Ouça, leia e comente!

Blog UOL Música